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trade marketing varejo alimentar estratégias de trade merchandising

4 estratégias que não devem cair no esquecimento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/01/2024

Foto: Stock Adobe

O setor foca nas relações entre fabricantes, distribuidores e varejistas, otimizando a maneira como os produtos são apresentados e promovidos no ponto de venda. Sendo o passo crucial para aumentar o impulsionamento das vendas e a visibilidade da marca, diz Kleber Astolfi, COO da Astéria

“Ao alinhar os objetivos com parceiros comerciais, garantindo uma execução eficiente no ponto de consumo e adaptação às estratégias conforme as demandas do mercado, é possível fortalecer a presença da marca e conquistar vantagens competitivas”, afirma o especialista. 

Por isso, a implementação eficaz das estratégias de trade marketing não só amplia a visibilidade dos produtos, mas também promovem uma sinergia entre os agentes envolvidos, resultando em um impacto direto no sucesso nas vendas e na construção de relacionamentos sólidos com os associados.

“É fundamental manter uma abordagem flexível e adaptável no trade marketing, considerando as mudanças no comportamento do consumidor e as tendências de mercado. Além disso, o monitoramento constante do desempenho, a coleta e análise de feedbacks e a busca por inovações são práticas essenciais para o sucesso a longo prazo no setor”, aponta Astolfi.

Para a melhor compreensão das estratégias do setor de trade marketing, o  COO da Astéria dividiu as orientações em 4 ações: 

Merchandising

Além de garantir uma disposição atraente dos produtos nas prateleiras, o merchandising busca criar experiências visuais envolventes no ambiente de vendas, utilizando técnicas de layout, iluminação e sinalização que maximizam o impacto visual. Isso não apenas atrai a atenção do consumidor, mas também influencia positivamente na percepção da marca e na decisão de compra.

 Promoções

As promoções são essenciais para impulsionar a demanda e gerar engajamento dos consumidores. Além de aumentar as vendas, elas podem ser direcionadas estrategicamente para promover novos lançamentos, incrementar a fidelidade dos clientes ou até mesmo liquidar estoques. 

Trade promotions

Essas promoções direcionadas aos canais de distribuição representam uma oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas mais profundas. Ao personalizar ofertas e programas promocionais de acordo com as necessidades de cada canal, é possível fortalecer as relações comerciais e garantir um alinhamento mais eficaz das estratégias de marketing com os objetivos dos parceiros.

Planogramas

Através dos planogramas, as empresas podem influenciar o comportamento de compra dos consumidores ao posicionar os produtos de forma estratégica.

Essa abordagem não só maximiza o espaço disponível nas prateleiras, mas também melhora a navegabilidade do consumidor, facilitando a localização dos itens desejados e estimulando compras adicionais por meio de uma disposição visualmente atrativa e lógica.

Para alcançar um patamar de excelência no mercado, essas estratégias em conjunto com tecnologias especializadas são essenciais para os negócios.

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TAGS:trade marketing, varejo alimentar, estratégias de trade, merchandising
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