SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Piraquara Supermercados reinaugura 1ª unidade após retrofit no PR

26/09/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

trade marketing varejo alimentar estratégias de trade merchandising

4 estratégias que não devem cair no esquecimento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/01/2024

Foto: Stock Adobe

O setor foca nas relações entre fabricantes, distribuidores e varejistas, otimizando a maneira como os produtos são apresentados e promovidos no ponto de venda. Sendo o passo crucial para aumentar o impulsionamento das vendas e a visibilidade da marca, diz Kleber Astolfi, COO da Astéria

“Ao alinhar os objetivos com parceiros comerciais, garantindo uma execução eficiente no ponto de consumo e adaptação às estratégias conforme as demandas do mercado, é possível fortalecer a presença da marca e conquistar vantagens competitivas”, afirma o especialista. 

Por isso, a implementação eficaz das estratégias de trade marketing não só amplia a visibilidade dos produtos, mas também promovem uma sinergia entre os agentes envolvidos, resultando em um impacto direto no sucesso nas vendas e na construção de relacionamentos sólidos com os associados.

“É fundamental manter uma abordagem flexível e adaptável no trade marketing, considerando as mudanças no comportamento do consumidor e as tendências de mercado. Além disso, o monitoramento constante do desempenho, a coleta e análise de feedbacks e a busca por inovações são práticas essenciais para o sucesso a longo prazo no setor”, aponta Astolfi.

Para a melhor compreensão das estratégias do setor de trade marketing, o  COO da Astéria dividiu as orientações em 4 ações: 

Merchandising

Além de garantir uma disposição atraente dos produtos nas prateleiras, o merchandising busca criar experiências visuais envolventes no ambiente de vendas, utilizando técnicas de layout, iluminação e sinalização que maximizam o impacto visual. Isso não apenas atrai a atenção do consumidor, mas também influencia positivamente na percepção da marca e na decisão de compra.

 Promoções

As promoções são essenciais para impulsionar a demanda e gerar engajamento dos consumidores. Além de aumentar as vendas, elas podem ser direcionadas estrategicamente para promover novos lançamentos, incrementar a fidelidade dos clientes ou até mesmo liquidar estoques. 

Trade promotions

Essas promoções direcionadas aos canais de distribuição representam uma oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas mais profundas. Ao personalizar ofertas e programas promocionais de acordo com as necessidades de cada canal, é possível fortalecer as relações comerciais e garantir um alinhamento mais eficaz das estratégias de marketing com os objetivos dos parceiros.

Planogramas

Através dos planogramas, as empresas podem influenciar o comportamento de compra dos consumidores ao posicionar os produtos de forma estratégica.

Essa abordagem não só maximiza o espaço disponível nas prateleiras, mas também melhora a navegabilidade do consumidor, facilitando a localização dos itens desejados e estimulando compras adicionais por meio de uma disposição visualmente atrativa e lógica.

Para alcançar um patamar de excelência no mercado, essas estratégias em conjunto com tecnologias especializadas são essenciais para os negócios.

Para ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+Trade nos siga nas redes sociais:    LinkedIn  e   Instagram   


 
COMPARTILHAR
TAGS:trade marketing, varejo alimentar, estratégias de trade, merchandising
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock -Trade Marketing

Sua campanha é brilhante. Mas e seu merchandising, como está?

Minuto Pão de AçúcarVarejo de Proximidade

GPA reforça modelo de proximidade na Baixada Santista com inauguração de nova loja

Varejo Alimentar em ContextoPesquisa

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025

ABERTURA MATERIA_AdobeStock_328407396_Editorial_Use_OnlyExperiência do Consumidor

Assaí, Rofatto e Koch transformam ações de trade marketing em fidelização e aumento de vendas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados