SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova empresa de retail media já está em 14 redes varejistas com 700 telas e foco no uso estratégico de dados

16/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pão de Açúcar GPA transformação digital Supermercado Experiência de Compra

4 desejos dos clientes que transformaram a loja 1 do Pão de Açúcar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/10/2019

A maioria dos clientes que entra na loja 1 do Pão de Açúcar , localizada no número 3126 da avenida Brigadeiro Luis Antônio, na capital paulista, não imagina que as novidades encontradas na unidade, reinaugurada no dia 12 de setembro, começaram a ser construídas cerca de 10 meses atrás. Nesse período, aconteceram encontros semanais com grupos de consumidores de três perfis distintos: milennials, pessoas da geração e X e baby boomers. Com eles, discutiram-se novos conceitos, novas formas de comunicação e novos modelos. Esses clientes também foram colocados em situações de compra para entender melhor suas reações e formas de agir. 

Por conta disso, muito do que é encontrado ali já vinha sendo testado nos últimos meses . A diferença, após a reinauguração, é que elas se juntaram a outras mudanças, formando um conceito de atendimento que está alinhado a quatro expectativas identificadas entre os consumidores que participam dos chamados grupos de cocriação

1 - Loja experimental
A clientela da bandeira, formada principalmente por pessoas das classes A/B, de 40 a 45 anos com família, tende a querer uma loja que agregue valor à sua visita. “Estamos falando de um consumidor muito exigente, que preza, por exemplo, por produtos bem cortados e frescos”, explica Laurent Maurice Cadillat, diretor executivo do Pão de Açúcar. 



Exemplos do que a unidade oferece:
- Horta vertical: localizada logo na entrada da loja, é possível comprar alfaces nos mais diversos estágios de maturação. Segundo Cadillatt, mais de 10% do consumo migrou do alface normal para o encontrado na horta vertical. Hoje, a rede conta com duas startups que oferecem essa solução: a Aguapé, da loja 1, e a BeGreen, na unidade do Real Parque, também na cidade de São Paulo. “Já identificamos mais seis lojas com potencial para trabalhar com esse modelo”, afirma o executivo. 
- Ovos colhidos no dia: vendidos em parceria com a Ito, o produto vem com a data, reforçando o atributo “frescor”. O consumidor também pode comprar por unidade em vez de caixas com quantidades já definidas
- Maior oferta de perecíveis: esses produtos, que também ficam na entrada da unidade, ganharam maior espaço. Com isso, ampliaram entre 3% e 4% sua participação nas vendas
- Soluções tecnológicas: entre outras novidades, a loja oferece, em parceria com startups, uma casinha para acomodar os animais de estimação; uma máquina que permite retirar guarda-chuvas; e patinetes – todos localizados na parte de fora da filial

2 – Loja exclusiva
Os consumidores também deixaram latente que gostariam de uma experiência mais personalizada. “O cliente acredita que, se nós os conhecemos, por meio do nosso programa Mais e do aplicativo de desconto, temos que responder melhor às suas necessidades”, explica o diretor executivo do Pão do Açúcar. Ele lembra que atendem essa expectativa do público os produtos “feitos na loja” , que, a exemplo dos itens industrializados, podem ser entregues nas diferentes modalidades de delivery que a bandeira conta.



Exemplos do que a unidade oferece:
- Sushis produzidos na própria unidade, que contam com mais de 70 tipos 
- Frutas cortadas
- Sucos e vitaminas feitos na hora
- Pães artesanais e outros produtos da padaria/confeitaria

3- Loja mais social
O desejo aqui é aproveitar a ida à loja também para conversar ou passar algum tempo num espaço diferenciado, com acesso a wi-fi. Há, inclusive, pessoas que levam seus notebooks e ficam trabalhando ali.



Exemplos do que a unidade oferece:
- Espaço Café: o serviço já existia, mas agora conta com uma área interna com mesas e cadeiras, na parte central do setor de perecíveis, e também com um deck, na parte externa da loja
- Grab & Go: faz parte do serviço oferecido na área acima, que também passou a oferecer soluções de refeições prontas, cujo cardápio pode ser alterado conforme a hora do dia 

4 – Loja fluida
Uma experiência de compra sem atritos também foi apontada pelos consumidores do Pão de Açúcar. “Existe uma comparação com o e-commerce, que oferece uma maior conveniência, por exemplo, no momento de pagar a compra”, comenta Cadillat. Nesse sentido, uma das mudanças foi deixar a linha dos checkouts fora do campo de visão do consumidor ao entrar na loja. 

Exemplos do que a unidade oferece:
- Self checkout
- Shopper: profissional que escaneia os produtos na fila, gerando um QR Code já com todos os itens, que é entregue no caixa, agilizando o pagamento
- Agendamento de hora para passar no checkout
- Delivery com entrega de 30 minutos para o sortimento da loja

Roll out do modelo
Considerada uma evolução da Geração 7 da bandeira, a loja 1, que conta com 1.000 m2 de área de vendas, não está sozinha. O modelo também foi aplicado na unidade do Lago Norte, em Brasília. Até o final deste ano, o objetivo é estender o novo conceito a mais 18 lojas, localizadas na cidade de São Paulo e no interior do Estado, além do Rio de Janeiro e de Brasília. Paralelamente, outras 20 filiais deverão ser reformuladas para o modelo tradicional da Geração 7, ainda em 2019. Ao todo, o Pão de Açúcar conta com 185 lojas. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,   Instagram    e    Facebook    !

COMPARTILHAR
TAGS:Pão de Açúcar, GPA, transformação digital, Supermercado, Experiência de Compra
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Açaí MamboSupermercado Mambo

Supermercado Mambo conquista selo de melhor açaí de SP

market4uExpansão

Supermercado autônomo pretende abrir mais de 300 unidades neste ano

Supermercado Terê FrutasInauguração

Supermercado Terê Frutas compartilha seus planos de expansão

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados