Quanto custa o futuro da sua empresa?
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/01/2019
Investimentos em e-commerce, serviços de entrega, centros de distribuição e novas estratégias para enfrentar a concorrência on e offline podem afetar o lucro da companhia. No exterior, pululam os casos em que se paga um preço alto para atender o “novo” consumidor e garantir uma sólida permanência no mercado. Esse movimento por vezes é difícil e arriscado, mas muitas companhias não têm do que se queixar.
Costco
Margem afetada
- 10,2% de alta na receita total
Os elevados investimentos no online, somados à redução de preços em meio à intensa concorrência, e o aumento dos salários, devido à escassez de mão de obra nos Estados Unidos, contribuíram para reduzir as margens brutas da Costco Wholesale em 0,26 ponto percentual. Isso no último trimestre de 2018. Uma queda considerável, levando-se em conta que o grupo registrou vendas líquidas de mais de 37 bilhões de dólares no período. Charlie O’Shea, analista de varejo da Moody’s , ouvido pela agência Reuters , afirmou contudo que, considerando-se a alta na receita total de 10,2%, os resultados refletem uma estratégia prudente de investimentos para benefícios de longo prazo.
[noticiasRelacionadas]
IKEA
Queda no lucro
- 26% de queda no lucro anual devido a investimentos em e-commerce
- 50% de alta nas vendas online
Em Estocolmo, o grupo sueco Ikea , do qual faz parte a famosa rede de móveis e artigos para casa, revelou que seu lucro anual caiu 26%, também no último trimestre de 2018, em decorrência dos recursos destinados a e-commerce, centros de distribuição, entregas, serviços de montagem, criação de showrooms e abertura de lojas menores e mais próximas do cliente. A empresa se tornou referência na Europa com unidades gigantes de autoatendimento, localizadas fora das cidades. Agora, a Ikea está mexendo no modelo de negócios, para se adaptar a mudanças do comportamento do cliente e à crescente concorrência. Em entrevista também à Reuters, Juvencio Maeztu, diretor financeiro da rede, informou que a escala do investimento levou a uma queda no lucro operacional, apesar do crescimento de quase 5% nas vendas no varejo. “Estamos fazendo um grande esforço para realmente estar prontos para todo tipo de negócio multicanal”, disse ele. O artigo da Reuters acrescenta que o Grupo IKEA registrou um salto de quase 50% nas vendas online, e planeja mais investimentos.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !