SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Liderança com propósito reduz rotatividade em até 25%

29/08/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Nextop inflação cesta básica arroz leite açúcar

Produtos da cesta básica são os mais deixados nos caixas dos supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/10/2022

Foto: Stock Adobe

Pesquisa realizada pela Nextop, empresa que fornece tecnologia para o varejo, mostra que o avanço da inflação levou o consumidor a abandonar mais produtos no caixa dos supermercados no terceiro trimestre do ano. Segundo o levantamento, foram 285 mil produtos, um avanço de 63,32% ante o mesmo período de 2021.

[noticiasRelacionadas]

Dos dez produtos mais abandonados, metade é da cesta básica como açúcar, leite, óleo, arroz e café. Entre os tidos como supérfluos estão a cerveja, refrigerante, leite condensado, margarina e bebida láctea. 

Para Juliano Camargo, CEO da Nextop, mesmo com a deflação vista nos últimos meses, os produtos não baixam de preço nas prateleiras dos supermercados e, com certeza, o consumidor não tem condições de levar tudo que precisa.

A Nextop levantou os dados de "não venda" utilizando Inteligência Artificial e Big Data. Foram contabilizados itens cancelados, cupons cancelados e itens que tiveram o preço consultado no caixa e que não foram levados pelo consumidor. Ao todo a pesquisa compilou dados em 982 supermercados de médio e pequeno porte que em faturamento somam R$ 2,5 bilhões.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,   Instagram       Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Nextop, inflação, cesta básica, arroz, leite, açúcar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPAMovimentação

GPA anuncia renúncia de dois membros do Conselho Fiscal

Pão de AçúcarResultados 2T25

GPA reduz o prejuízo líquido em mais de 60% no semestre e descontinua plano de expansão

Pão de açúcar GPA linha própria marca própria premiumSupermercados

Marcas próprias devem ultrapassar marco de R$ 5 bi no GPA até 2028

FLV em loja do Pão de AçúcarPrograma de Fidelidade

Pão de Açúcar aposta na gamificação para tornar programa de fidelidade mais dinâmico

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados