Por que muitas lojas estão enfrentando queda no faturamento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/05/2024
Foto: Divulgação
Dia e Carrefour são dois exemplos de empresas do varejo alimentar que anunciaram fechamento de lojas. Embora existam vários fatores para isso, o maior motivador para uma decisão desse tipo é a queda do faturamento para níveis difíceis de suportar o custo operacional.
De acordo com a empresa de inteligência Bnex , um dos fatores para a redução nas vendas é o aumento significativo de concorrentes. Isso se dá por meio de lojas físicas inauguradas nos mais diferentes formatos, como atacarejos, lojas de conveniência e de superconveniência, e também pelo avanço dos canais digitais.
“Essa concorrência acaba atuando diretamente em algumas regiões que têm hiperconcentração, o que dificulta a operação das lojas e canibaliza o faturamento nas áreas de hiperconcorrência. Isso traz prejuízos diretos, uma vez que o custo de operação das lojas não diminui proporcionalmente”, diz Fernando Gibotti, CEO & fundador da Bnex.
Outra razão para a dificuldade de manter as lojas abertas é a alteração no perfil socioeconômico das áreas de influência das lojas. Segundo Gibotti, hoje é comum encontrar áreas com TGCA (Taxa Geométrica de Crescimento Anual) negativa, o que leva à perda de faturamento independentemente da concorrência. O motivo é que as mudanças no perfil dos clientes no entorno da loja acabam reduzindo a demanda. “Somado a isso, ainda na era da transformação demográfica, o envelhecimento da população traz hábitos de consumo diferentes”, completa.
Daí a importância de trabalhar com dados para conseguir tomar decisões mais assertivas. Por exemplo: o consumo das pessoas mais velhas é diferente dos mais jovens, o que se reflete no sortimento e na quantidade de produtos consumidos. “Entender isso e aplicar a partir da análise da sua região e do perfil sociodemográfico das pessoas que moram ali é fundamental”, explica Gibotti.