SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bretas avança em processo de reformulação de lojas em Goiânia

02/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Dia SupermercadoCarrefourBnexFaturamento

Por que muitas lojas estão enfrentando queda no faturamento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/05/2024

Dia

Foto: Divulgação

Dia Carrefour são dois exemplos de empresas do varejo alimentar que anunciaram fechamento de lojas. Embora existam vários fatores para isso, o maior motivador para uma decisão desse tipo é a queda do faturamento para níveis difíceis de suportar o custo operacional


De acordo com a empresa de inteligência Bnex , um dos fatores para a redução nas vendas é o aumento significativo de concorrentes. Isso se dá por meio de lojas físicas inauguradas nos mais diferentes formatos, como atacarejos, lojas de conveniência e de superconveniência, e também pelo avanço dos canais digitais. 


“Essa concorrência acaba atuando diretamente em algumas regiões que têm hiperconcentração, o que dificulta a operação das lojas e canibaliza o faturamento nas áreas de hiperconcorrência. Isso traz prejuízos diretos, uma vez que o custo de operação das lojas não diminui proporcionalmente”, diz Fernando Gibotti, CEO & fundador da Bnex.


Outra razão para a dificuldade de manter as lojas abertas é a alteração no perfil socioeconômico das áreas de influência das lojas. Segundo Gibotti, hoje é comum encontrar áreas com TGCA (Taxa Geométrica de Crescimento Anual) negativa, o que leva à perda de faturamento independentemente da concorrência. O motivo é que as mudanças no perfil dos clientes no entorno da loja acabam reduzindo a demanda. “Somado a isso, ainda na era da transformação demográfica, o envelhecimento da população traz hábitos de consumo diferentes”, completa. 


Daí a importância de trabalhar com dados para conseguir tomar decisões mais assertivas. Por exemplo: o consumo das pessoas mais velhas é diferente dos mais jovens, o que se reflete no sortimento e na quantidade de produtos consumidos. “Entender isso e aplicar a partir da análise da sua região e do perfil sociodemográfico das pessoas que moram ali é fundamental”, explica Gibotti. 

COMPARTILHAR
TAGS:Dia Supermercado,Carrefour,Bnex,Faturamento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

São Luiz inaugura loja com nova identidade visual no CearáExpansão

São Luiz inaugura loja com nova identidade visual no Ceará

Do hortifruti ao black angus: como o Pão de Açúcar quer reconquistar o cliente de alto padrãoSupermercado premium

De especialista em FLV a lagosta e black angus: novo conceito de supermercado premium é aposta do Pão de Açúcar

Fachada do supermercado Nacionalconversão de lojas

Carrefour vai converter 5 unidades do Nacional em lojas de proximidade no RS

Carrefour-PampulhaGestão e negócios

Grupo Carrefour celebra 50 anos com mais de 1.000 pontos de vendas no Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados