SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

iFood Prosus Euromonitor pet IPB

Plataforma se fortalece em entregas de supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/06/2022

Foto: Stock Adobe

O iFood , apesar de ainda ser a principal plataforma de entrega de refeições, teve queda de 66% em seu lucro de delivery para restaurantes. Esse movimento tem levado a empresa a promover mudanças para melhorar ainda mais seus resultados, como a aposta no setor de alimentos.

[noticiasRelacionadas]

Segundo a Prosus, investidora da plataforma iFood, a sobreposição significativa entre os clientes de delivery de restaurante e entrega de supermercado e as sinergias operacionais entre os dois negócios tornam essa atuação um ajuste natural para o ecossistema do iFood. 

O relatório da Euromonitor mostra que o negócio de alimentos da plataforma se tornou um "player importante no significativo setor de alimentos do Brasil". A estimativa, segundo a consultoria, é de que as vendas desse segmento alcancem a marca de US$ 55 bilhões em 2022. 

A companhia informou que o modelo de mercearia e dark store do iFood já atingiu 4 milhões de pedidos médios mensais e R$ 380 milhões de GMV em pouco mais de um ano, e que seu crescimento está superando o restante do mercado.

Outro segmento que segue conquistando espaço é o de produtos para animais de estimação. O faturamento do e-commerce pet no Brasil registrou um salto de 130% durante a pandemia de Covid-19: o aumento foi de R$ 1,44 bilhão para R$ 3,3 bilhões entre janeiro de 2020 e março de 2022, segundo levantamento do IPB (Instituto Pet Brasil).

Entre todos os segmentos que atuam no comércio eletrônico, o chamado e-commerce especializado (que são as empresas que vendem os seus produtos apenas pela internet) foi o que liderou as vendas no primeiro trimestre de 2022, com uma participação de 40,9% sobre o faturamento total do e-commerce, movimentando R$ 1,3 bilhão dos R$ 3,3 bilhões nesse período.

Em segundo lugar vêm os pequenos e médios pet shops, movimentandoR$ 835,1 milhões (25,2% do faturamento). Na terceira posição estão os pet shops tipo mega store, com R$ 818,4 milhões (24,5%). Depois vêm as clínicas e os hospitais veterinários, que movimentaram um valor de R$ 121,5 milhões no trimestre, o que representa 3,7% do total.

De acordo com Marraccini, o e-commerce deixou de ser apenas uma pequena oportunidade. “Atualmente, as vendas na internet são uma excelente forma para as empresas se aproximarem dos seus clientes, conquistando novos públicos, além de ampliarem seu faturamento e contribuírem para o crescimento do mercado. É importante lembrar que o consumidor é fortemente guiado pela relação custo-benefício. Por isso, ele quer aliar qualidade com preço atraente", diz.

O levantamento mostra, no entanto, que a loja física ainda é uma preferência. O e-commerce representou apenas 5,6% do faturamento total do mercado pet no primeiro trimestre, que foi de R$ 58,9 bilhões. O mercado pet cresceu 67% de janeiro de 2020 a março de 2022: de R$ 35,3 bilhões, para R$ 58,9 bilhões.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                          LinkedIn                                          ,                                          Instagram                                          e                                           Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:iFood, Prosus, Euromonitor, pet, IPB
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Festival Mundo Pet - Mart MinasAdoção de Pets

Mart Minas promove nova edição do Festival Mundo Pet com feira de adoção de animais

Lojinha Shopper - FachadaEstratégia

Shopper inaugura sua primeira loja física em São Paulo

AssaíE-commerce

Assaí amplia parceria com iFood e expande operação para 46 lojas

Grupo Bahamas inova no Mês das Crianças com jogo de realidade aumentadaInauguração Bahamas Mix

Bahamas inaugura Mix e BahaPet em São João Nepomuceno

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados