SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

19/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

CNC ICF consumo supermercados supermercadistas varejo alimentar

Pesquisa mostra que intenção de consumo cresce e é a maior em dois anos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/06/2022

Foto: Divulgação

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)  mostra que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) ficou em 79,5 pontos no mês passado, o maior patamar desde maio de 2020, quando atingiu 81,7 pontos. O levantamento mostra que a intenção de maior consumo entre os brasileiros cresce há cerca de cinco meses.

[noticiasRelacionadas]

O resultado reflete a boa percepção em relação ao mercado de trabalho no país, a estabilidade financeira da população para os próximos meses, o acesso ao crédito e a renda atual. A população com menor renda aparece como a que espera voltar a consumir com mais freqüência. 

Entre as famílias que ganham até dez salários mínimos, a intenção de consumo apresentou alta de 4,8% ante abril e foi a mais expressiva. Já na população com renda superior a dez salários mínimo, o crescimento foi menos, de 2,8% no período. 

Quando considerado as regiões, o Norte se destaca pela menor intenção de consumo em maio, de 62,3 pontos. Enquanto Sul e Sudeste são destaques positivos, com 81,7 e 85,7 pontos, respectivamente. 

O estudo mostra ainda que mesmo o número sendo o maior em dois anos, ele ainda está abaixo para todas as faixas de renda e regiões no Brasil. De acordo com a CNC, qualquer valor abaixo de 100 pontos significa um resultado menor das expectativas para uma economia aquecida.

A pontuação é influenciada pela crescente inflação e escalada da taxa de juros, que afeta o poder de compra das famílias brasileiras, segundo o levantamento.

“Analisando a pesquisa, podemos dizer que a percepção sobre o mercado de trabalho melhorou, mas acho que não podemos dizer que estamos em um mercado de trabalho aquecido, isso não procede. O mercado de trabalho parou de piorar e isso acabou melhorando a percepção das pessoas”, avalia o professor e economista do Ibmec, Christiano Arrigoni.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                             LinkedIn                             ,                             Instagram                             e                              Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:CNC, ICF, consumo, supermercados, supermercadistas, varejo alimentar, comportamento do shopper, intenção de consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados