Pesquisa aponta que a diversidade em uma empresa motiva colaboradores

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Reportagem SA+ -

Confira dados do estudo e quais são os fatores-chave para tornar a inclusão uma realidade na sua organização

Qual é o sentimento dos seus colaboradores?

A diversidade no ambiente de trabalho ainda tem um longo caminho pela frente, mas alguma melhora já é notada. É o que constatou pesquisa da Bain & Company com 5.000 colaboradores de companhias de diversos segmentos no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Desse total, 70% veem uma evolução positiva nesse quesito.

Percentuais de respondentes no Brasil que afirmam ter havido uma melhora no sentimento de inclusão, de acordo com grupos:

Para os entrevistados, a inclusão envolve esses quatro aspectos:

01. Fazer parte de equipes diversas
02. Ter opiniões e ideias ouvidas
03. Sentir que a identidade única é valorizada
04. Sentir-se apoiado(a) para ter as mesmas oportunidades dos demais

Fatores-chave para tornar a inclusão uma realidade na sua organização

Confira as recomendações da Bain & Company com base nos entrevistados da pesquisa:

01. Identifique as mudanças necessárias para cada grupo de colaboradores

. Aposte em ações que favoreçam inclusão na maioria das populações presentes na sua empresa, mas, se necessário, identifique e priorize as mais críticas
. Deixe claro que se trata de um compromisso da liderança e busque facilitar o crescimento e permitir a colaboração nos times
. Incentive conexões entre os diferentes grupos

02. Utilize dados e narrativas para incentivar a mudança

. Entenda os níveis de inclusão por meio de dados e fatos
. Combine as informações com exemplos de pessoas e desafios reais
. Procure inspirar a empresa a alcançar uma mudança em larga escala

03. Além de planejar, execute

. Mais do que ter uma boa estratégia, é preciso que as empresas ajam
. Mentorias, feedbacks sobre como estão evoluindo no tema e casos práticos ajudam as pessoas a aprender a lidar com a inclusão

Funcionários brasileiros que não se sentem incluídos estão:

  • 8 vezes mais inclinados a procurar novas oportunidades de emprego do que a média global
  • 17 vezes mais decididos a não recomendar a empresa
  • 4 vezes mais propensos a não ser criativos e a não desafiar o status quo em comparação aos que trabalham em ambientes inclusivos e diversos

Fotos: Adobe Stock

Matéria originalmente publicada na  edição de julho da   SA+

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