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03/02/2025
Personalização ajuda Justo a atrair mais clientes
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 24/05/2024
Foto: Adobe Stock
O Justo , supermercado 100% digital, aumentou em 12% a retenção de novos clientes e em 7% a de consumidores recorrentes nos últimos meses, porém o objetivo da empresa é expandir esses percentuais para 75%.
Para isso, a rede tem investido na personalização da experiência do consumidor e em seu programa de fidelidade, o Clube Justo – responsável por 67% das vendas de clientes cadastrados.
“Após dois anos de estudos com base em dados relacionados ao comportamento dos nossos consumidores, conseguimos colocar em prática um novo ciclo da nossa jornada”, conta Thais Cabrino, diretora de growth do Justo.
Nesse sentido, para adquirir novos usuários, a empresa busca entender quais são os comportamentos de uma pessoa que ainda não conhece a marca e o que a deixaria confortável em fazer compras na rede.
Um exemplo são as comunicações focadas no perfil dos clientes das lojas físicas. Além disso, o Justo trabalha com marcas conhecidas – tudo para criar uma familiarização e confiança em seus novos consumidores. A empresa também investe em campanhas promocionais e deixa à disposição informações relevantes durante a experiência de compra, como modo de uso, armazenamento, forma de consumo e imagens do item.
“Por meio da nossa inteligência artificial, com base em dados de consumo de cada cliente, conseguimos ajudá-lo a realizar as suas compras com mais assertividade e rapidez”, comenta Thais.
Após a primeira experiência com o supermercado digital, o desafio da empresa é garantir que o consumidor retorne à plataforma e torne-se um cliente frequente da empresa. Para isso, a personalização entra novamente como ponto principal da estratégia e cada perfil de cliente recebe um tipo de promoção distinta, com cupons e comunicações específicas, de acordo com a frequência de compra, tíquete médio e preferências.
“Se o consumidor faz compras mensalmente, selecionamos itens em estoque específicos para a compra dele; enquanto o consumidor semanal receberá ofertas mais atreladas a produtos que ele compre com frequência ao longo da semana”, explica Thais.
A executiva ainda comenta que os resultados alcançados foram impulsionados pelas atualizações mais recentes no site e aplicativo da marca.
"Criamos um novo layout paea o site com uma área específica para os cupons disponíveis e um pop-up que traz a recomendação do cupom mais adequado para a compras”, complementa.
Já o App teve a etapa de checkout simplificada para ser mais intuitiva. “Também redesenhamos os detalhes de envio que são apresentados com destaque, permitindo que os usuários verifiquem facilmente o endereço de entrega antes de finalizar a compra", finaliza a executiva.