SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

18/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Kantar Nielsen Formato de Loja Hipermercado Atacarejo Cash&Carry

Perfil de compra nos hipermercados e atacarejos mudou nos últimos meses

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/06/2020

Edição mais recente da pesquisa Consumer Insights da  Kantar  notou mudanças no comportamento de compra do público nos hipermercados e nas lojas do formato cash & carry, o popular atacarejo.

[noticiasRelacionadas]

Nos hiper, foi identificada uma reformulação para atender necessidades mais específicas do consumidor. Agora, o formato ganha relevância em missões de reposição, com tíquete médio menor e menos itens no carrinho de compras, de acordo com o estudo da Kantar.

Já no atacarejo a transformação tem relação com o atendimento não apenas das compras de estocagem, tradicionais nessas lojas. Por lá, também crescem as compras de reposição, o que pode ser visto como um movimento de fidelização dos consumidores que frequentam esse canal.

Crescimento dos formatos

Um outro levantamento, esse realizado pela Nielsen , mostra o avanço desses formatos de loja do início do ano até o dia 24 de maio, em comparação com o mesmo período de 2019. O atacarejo obteve o maior avanço entre todos os canais analisados, crescendo 18,4%. Já os hipermercados elevaram suas vendas em 8,5% – a média de todo o autosserviço apontou alta de 9,1%.

Considerando as cestas de produtos, o principal avanço do atacarejo, de 68,3%, ocorreu na comercialização de eletrônicos e portáteis. Mas o cash & carry elevou vendas em todos os principais departamentos, como: perecíveis frescos (27,8%); commodities (24,7%); higiene e beleza (23,6%); alimentos (21,7%); perecíveis industrializados (20,1%) e limpeza (18%). O único avanço tímido foi na cesta de bebidas, cujo crescimento no cash & carry no acumulado do ano é de 4,2%.

Já nos hipermercados, destaque para o avanço de 15,5% nas vendas de eletrônicos e portáteis e de 13,4% em perecíveis frescos, segundo a Nielsen. Categorias commodities e os demais alimentos também cresceram bastante no canal, respectivamente 10,9% e 9,7%. Nos perecíveis industrializados, a alta foi de 9,6%, seguido por 9% em limpeza e 6,8% em bebidas. A única exceção nos hipermercados veio do segmento de higiene e beleza, cujas vendas caíram -0,9% do início do ano até a penúltima semana de maio.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                    LinkedIn                   ,                   Instagram                   e                   Facebook                   !

COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, Nielsen, Formato de Loja, Hipermercado, Atacarejo, Cash&Carry, Covid19, Coronavírus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock AtacarejoExpansão

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

Inauguração TriMais SuperatacadoExpansão

TriMais Superatacado investe R$ 40 milhões e amplia sua presença em São Paulo

Lançamento Verstcasa pelo Grupo PereiraSortimento

Grupo Pereira fecha parceria com loja de utilidades e amplia portfólio de bazar em atacarejo

Adobe Stock AtacarejoPesquisa

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados