SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Páscoa Chocolates Covid19 Coronavírus

Páscoa: confira cenário atualizado da data sazonal

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/04/2020

A pandemia global coincidiu com uma das datas sazonais mais importantes para o varejo alimentar. O resultado é que esta Páscoa será diferente de todas as outras nos supermercados brasileiros.

A Apas (Associação Paulista de Supermercados), que havia estimado, meses atrás, crescimento de 2,2%, refez as projeções e agora acredita em queda de 8,5% nas vendas de produtos típicos de Páscoa  no estado de São Paulo, em comparação com a data de 2019. 

[noticiasRelacionadas]

Especificamente na Grande SP, região com mais casos de Covid-19, a projeção negativa é de -10,5%. Já no interior do estado, a média de retrocesso nas vendas deve ser de -8,2%, de acordo com a Apas, que baseou sua projeção em itens com vendas típicas para esta época do ano, entre os quais bombons, ovos, barras e tabletes de chocolate, refrigerantes, cerveja, vinho e peixes. A entidade cita como principal motivo o contexto econômico atual, no qual as famílias voltaram seus gastos para produtos básicos.

Impacto nos Preços

Grandes redes de supermercados relataram ao jornal Valor Econômico já terem recebido da indústria em torno de 80% a 85% dos pedidos de Páscoa. Com as vendas abaixo da média – e mais concentradas em ovos de baixo preço – algumas cancelaram as encomendas que ainda chegariam às lojas. Uma das preocupações tem relação com sobras excessivas de produtos. Já há, inclusive varejistas promovendo descontos em lojas físicas e online.    

Coop segue otimista

Apesar do cenário desafiador, a Coop acredita em vendas 11% superiores na comparação com a Páscoa do ano anterior. A projeção da cooperativa, com 32 lojas no estado de São Paulo, considera itens típicos como bacalhau, ovos de chocolate, bolo pascal, caixas de bombons, barras de chocolate e presenteáveis. A rede confirma que as indústrias já têm antecipado algumas ofertas de produtos sazonais.  

Indústrias investem

Os principais fabricantes de chocolates mantiveram ações como ambientação de lojas para levar o clima de Páscoa ao varejo. A marca Lacta, por exemplo, iniciou campanha de comunicação no último domingo e adaptou seu posicionamento para levar a magia da data mesmo em um cenário tão atípico.

Mesmo não sendo a Páscoa dos sonhos, vale lembrar que, historicamente, as vendas da data se concentram na última semana. E neste ano ainda podem acontecer na loja física e também por meio de canais digitais.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                      LinkedIn                     ,                     Instagram                     e                     Facebook                     !

COMPARTILHAR
TAGS:Páscoa, Chocolates, Covid19, Coronavírus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Imagem do editorMondelez

Estratégia phygital faz Muffato crescer 97% com chocolates na Páscoa

Redes diversificam campanhas para a Páscoa e esperam crescimento nas vendasGPA

Redes diversificam campanhas para a Páscoa e esperam crescimento nas vendas

Indústria diversifica o mix para atender todos os bolsos durante a PáscoaFerrero

Indústria diversifica o mix para atender todos os bolsos durante a Páscoa

Uniforça e Coop dividem ações que geram resultados durante a PáscoaUniforça

Uniforça e Coop dividem ações que geram resultados durante a Páscoa

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados