SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Massa X amplia o portfólio B2C e prevê crescimento de cerca de 20% no faturamento

29/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Sortimento Mix

Para oferecer uma boa experiência, é preciso oferecer de tudo para o consumidor?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/08/2023


Qual o papel do sortimento na experiência de compra? Oferecer tudo é o caminho? Um dos pontos que estão no centro da satisfação do shopper é o sortimento. Afinal, é o que em essência o consumidor busca e leva para casa. E apesar de ter tantos canais disponíveis, ele não quer ter que passar por vários para conseguir fechar sua cesta. Quanto mais puder ter a praticidade de encontrar tudo em um só lugar, ou ao menos em poucos, melhor.

> Sendo assim, uma boa experiência de compra seria aquela em que o shopper consegue comprar tudo que estava programado.

Para Lucas Barcelos, CFO do Grupo Barcelos, “em função da conjuntura econômica, a maioria das pessoas sai de casa com a lista planejada. E, além dos perecíveis, um dos diferenciais do varejo alimentar é o mix. A partir do momento que o shopper vê na gôndola produtos de diferentes preços e características, ele se sente respeitado em seu direito de escolha”.

> O sortimento diz muito sobre sua loja e é o que a diferencia.

Para Bruna Fallani, Consultora de varejo e fundadora da Shopper 2B, “o olhar e desafio que o varejo tem que ter é com o mix de produtos que convida para aquilo que você quer oferecer como loja. Vemos muitos se diferenciando com perecíveis, com um açougue e hortifrúti. Isso cria uma imagem e diz respeito a você. Dependendo de seu posicionamento, pode por exemplo oferecer bebidas para além do mainstream e incluir itens diferenciados”.

> Mas será que o oferecer tudo é o caminho?

“Cada categoria vai contar uma história. É preciso analisar loja por loja, pois acontece de a mesma bandeira em um bairro ter um público majoritariamente idoso e no outro, de estudantes. São comportamentos diferentes, e oferecer um mix igual não será assertivo”, explica Bruna.

Ou seja, vai dar match do cliente com a loja se essa lhe disponibilizar a maior parte dos produtos que ele procura para que não seja necessário ir a muitos canais.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Sortimento, Mix
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Alimentos frescos para vendaCrescimento

Que tal os supermercados olharem para o que dá certo?

Mix Mateus - FachadaResultados 1T25

Grupo Mateus tem aumento de 27,4% no Ebitda

Mix Mateus - FachadaVarejo em contexto

Crescimento de atacarejos é impulsionado pelo Mateus em 2024

Personalização do sortimento: vantagens e complexidadesMix

Personalização do sortimento: vantagens e complexidades

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados