ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31/08/2025
Para Belmiro Gomes, atacarejo vive fase de ajustes e nem todos sobreviverão
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/02/2022
Foto: Divulgação
A queda na renda e o aumento do desemprego, em meio a pandemia do Covid-19, contribuíram para o avanço do setor de atacarejo. No entanto, nem todos os players irão sobreviver, avalia o CEO do Assaí, Belmiro Gomes. “Há cidades menores e periferias que têm excesso de cash & carry. Então, vai haver um movimento natural de consolidação do mercado, de alguns players que entraram no setor e não vão conseguir se manter, com um ajuste dessa aceleração que veio com a pandemia”, disse o executivo durante o Latin America Investment Conference, promovido pelo Credit Suisse.
[noticiasRelacionadas]
Também presente no evento, o diretor de varejo da NielsenIQ, Roberto Butragueño, concorda com o movimento. “Nos últimos anos, muito varejista que não era especialista entrou nesse segmento para surfar na onda”, avaliou.
Butragueño lembra que dos 400 varejistas que a NielsenIQ trabalha no país, 70 já investem neste formato. “Não sei se haverá espaço ou se todos terão escala para manter a concorrência com os grandes players”.
O CEO do Assaí ressalta ainda que, diante deste cenário, a compra do Extra foi muito positiva. “Foi um negócio muito assertivo, que vai nos permitir ter lojas onde, hoje, pelas barreiras do mercado imobiliário, é muito difícil entrar. Vamos ter um grande diferencial, pois entraremos em regiões com menor competição”, avaliou. O executivo avalia que este ano irá acontecer a conversão de 40 a 45 lojas adquiridas do Extra.
Além do Assaí, outros players estão de olho neste segmento. O Carrefour Brasil adquiriu o Big em março do ano passado, por R$ 7,5 bilhões. O grupo Pereira anunciou, recentemente, investimentos na expansão do Fort Atacadista.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Supermercados e atacarejos concentram mais da metade do faturamento dos maiores varejos do Brasil

Varejistas aceleram investimentos em automação para acompanhar as expectativas do consumidor

Assaí amplia presença no interior paulista com nova loja
