SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

OXXO proximidade conveniência Shell Raízen

OXXO tem planos de abrir 200 lojas no Brasil neste ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/04/2022

Foto: Divulgação

A OXXO, loja de proximidade e conveniência, adotou um ritmo acelerado de expansão na capital paulista e em algumas cidades do interior. O movimento já aconteceu no México e faz parte da tendência que tem facilitado o acesso a alimentos e bebidas ultraprocessados.

[noticiasRelacionadas]

Depois de um tempo de “namoro” com o Brasil, a empresa, que enxerga o país como muito importante para sua estratégia, em agosto de 2019, a empresa, pertencente ao grupo Femsa, desembarcou por aqui, após uma parceria com a Raízen, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país e dona dos postos Shell.  Por R$ 561 milhões, os mexicanos adquiriram metade da divisão de Conveniências da Raízen, responsável pelas lojas Select. Depois de aprovado pelo Conselho Administratido de Defesa Econômica (Cade), o negócio virou uma empresa à parte, batizada de Grupo Nós.

O Nós entrou em operação em 1º de novembro de 2019, com dinheiro em mãos e uma estratégia agressiva de crescimento na cabeça: R$ 320 milhões para abrir 500 lojas em três anos. Trata-se de uma "máqina de expandir", como definiu o CEO da nova empresa, Rodrigo Patuzzo, que antes estava à frente da Raízen Conveniências.

O plano vai além de abertura de unidades. A estratégia é ampliar a penetração em lojas Select nos postos Shell e implantar as lojas OXXO.

A escolha das cidades e locais onde as lojas são abertas não é feita ao acaso. Campinas foi eleita como laboratório do Grupo Nós por estar perto de Cajamar, onde se concentram os centros de distribuição de várias empresas. E por ter características de cidade grande e pequena – o que serve para testar o comportamento dos consumidores à “proposta de valor” da OXXO, como gostam de falar os executivos. Atualmente, a cidade conta com 36 unidades.

De acordo com a Femsa, as lojas são segmentadas por tipos, dependendo de onde estão – se num prédio de escritórios ou numa região mais residencial. É esse perfil que determina o sortimento dos produtos. Em média, cada loja oferece 3,2 mil itens. Naquelas que vendem legumes e frutas, o mais comum é que essa oferta se resuma a 12 itens.

A OXXO também está expandindo seus negócios no braço digital: lançou uma startup de pagamentos online chamada Spin. Quem tem um cartão Spin acumula pontos no programa de fidelidade OXXO Premia. E tudo isso cria dados de consumo valiosos para a empresa. 

Este ano a meta da empresa é inaugurar 400 unidades na América Latina, sendo metade delas no Brasil. Até agora, o plano de expansão da OXXO se concentrou em São Paulo, mas o Grupo Nós já divulgou a intenção de chegar a mais locais na região Sudeste e, no Sul, ao Paraná. De acordo com a empresa, no primeiro ano de operação no Brasil, as lojas OXXO tiveram um faturamento 30% acima do esperado.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                           LinkedIn                                                          ,                                                          Instagram                                                          e                                                          Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:OXXO, proximidade, conveniência, Shell, Raízen
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisa

Três maiores players do segmento de conveniência inauguraram quase 1.000 lojas no Brasil em 2024

Fachada loja AmPmAmPm

AmPm aposta em experiências diferenciadas com Mentos e Yoki

Oxxo - Grupo Nós - Fachada - primeira loja de São José dos CamposOxxo no Brasil

Oxxo alcança 600 lojas em quatro anos no Brasil

Uma das detentoras do Oxxo no Brasil considera vender a sua participação na empresaGestão e negócios

Uma das detentoras do Oxxo no Brasil considera vender a sua participação na empresa

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados