Otimista, setor de supermercados acumula crescimento entre janeiro e setembro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/10/2018
As vendas reais dos supermercados brasileiros cresceram 0,47% no mês de setembro, em comparação com o mesmo período de 2017. No acumulado dos nove primeiros meses deste ano, o setor registra avanço de 1,92%, também já descontada a inflação.
[noticiasRelacionadas]
Os dados são da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e indicam desempenho positivo, porém ainda tímido. "Em relação à nossa projeção de fechamento de vendas de 2018, estimada em 2,53%, o nosso resultado ainda está abaixo do esperado. O consumidor esteve receoso, mas nossa perspectiva é que isso melhore gradativamente", acredita João Sanzovo Neto, presidente da Abras.
Definido o quadro eleitoral, há a expectativa de elevação gradativa na confiança entre os empresários, algo que o setor espera ver refletido no comportamento dos consumidores. "Há expectativa de aumento da confiança. As eleições foram algo apreensivo e agora isso alivia e, consequentemente, a gente tem um otimismo maior", analisa Sanzovo Neto.
Final do Ano
A considerar as expectativas dos supermercadistas, este final de ano será melhor do que o de 2017. Um terço das empresas têm intenção de contratar funcionários temporários, de acordo com levantamento da Abras. No ano passado, a essa altura apenas 23% consideravam essa possibilidade.
Em relação às vendas, 84% dos supermercadistas ouvidos esperam resultados semelhantes ou superiores aos registrados no final de 2017. Em média, o setor espera crescimento nominal de 10,27% nesse período.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !