SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

02/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Atacarejo Cash & carry Futuro do atacarejo Grupo Mateus Mix Atacarejo

Operação de atacarejo do Grupo Mateus alcança um ano de vendas em apenas 9 meses

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/12/2021

 

Foto: Divulgação


O Grupo Mateus  fechou outubro deste ano com cerca de 40 unidades Mix Atacarejo, sua bandeira de cash & carry. Até o final de 2021 (esta reportagem foi escrita originalmente para a revista de dezembro, mas fechada em novembro), se somam a elas outras duas unidades do formato. Considerando todos os modelos, a empresa deverá encerrar 2021 com 45 novas filiais, alcançando cerca de 200 lojas. Em sua essência, o Mix Atacarejo nasceu com foco no consumidor final e cresceu ocupando espaços que não eram atendidos pelo varejo em cidades do Norte e Nordeste. Não por acaso, a bandeira já alcançou nos primeiros nove meses deste ano praticamente o faturamento de 2020: R$ 6,2 bilhões, contra R$ 6,8 bilhões. Confira a seguir a visão do Grupo sobre o formato.

 

Participação dos públicos

75% Pessoas físicas

25% Transformadores, pequenos comerciantes etc.

Mesmo com foco no consumidor final, o Grupo Mateus já observa um retorno do transformador ao cash & carry, especialmente no Estado do Maranhão, onde o índice de vacinação é um dos maiores do País e já há medidas de flexibilização para bares e restaurantes. “No caso das nossas lojas – que estão estrategicamente localizadas em pontos centrais das cidades – já absorvemos, naturalmente, o movimento de transição do consumidor final de outros canais de varejo para as lojas de cash & carry”, diz Marcelo Korber, head de relações com investidores da varejista.


14.000 itens São oferecidos, em média, nas lojas do Mix Atacarejo

 

Potencial de crescimento

A companhia avalia que o formato tem condições de crescer ao ritmo atual pelos próximos cinco anos. O principal fator é a crise econômica, que tem levado o consumidor a buscar preços menores. “O atacarejo é um primeiro trade down de canal, que deve continuar ganhando força e sustentar o crescimento desse formato por mais tempo”, avalia o head de relação com investidores do Grupo Mateus.

Após esse período, completa o executivo, o modelo deverá começar a estagnar. “Então, teremos como base de expansão nossos outros formatos. O nosso modelo de negócio, que é multicanal, terá foco em cidades de médio e pequeno portes”, explica Korber.

Sobreposição das lojas

A partir do período de cinco anos citado pela empresa, as localizações estratégicas tendem a se tornar mais escassas. “Por hora – em um momento de larga expansão do formato de atacarejo –, mesmo abrindo mais de uma loja na mesma cidade ou em localidades próximas, o que pode ser visto como canibalismo, na verdade, resulta em uma vantagem competitiva porque representa um adicional de faturamento e de share”, comenta Korber.

Ampliação do sortimento e dos serviços

O modelo nasceu, na empresa, já com uma grande variedade, abrangendo inclusive perecíveis frescos – segmento muito forte nas operações do varejo em geral. Segundo Marcelo Korber, a companhia é pioneira na oferta de serviços no cash & carry, pois ocupa uma lacuna das lojas de varejo nas cidades da região Norte e Nordeste onde está presente. “Conseguimos, com esse modelo, entregar conveniência para os nossos clientes e, consequentemente, induzir fluxo de pessoas físicas para as lojas, o que impacta positivamente o resultado porque temos nesses setores as maiores margens. Por isso, nós não abrimos mão de ter a categoria de perecíveis dentro das nossas lojas de atacarejo. Hoje, indiscutivelmente, temos o maior nível de qualidade de serviços”, afirma.

Atuação Digital

Atualmente o e-commerce representa menos de 1% do faturamento, considerando todas as bandeiras. Mas a ideia é que o digital avance, seguindo a tendência do consumidor. Por isso a companhia tem se planejado para esse crescimento e, segundo Korber, será o player mais preparado do ponto de vista de tecnologia e logística para atender essa demanda.

“Nosso olhar e investimentos estão voltados para o online. já temos toda a estrutura tecnológica pronta, soluções rodando e novas ferramentas que vão ser lançadas muito em breve para atender o mercado b2b”
Marcelo Korber, head de relação com investimentos do Grupo Mateus

 

Futuro do atacarejo

Vamos lançar um modelo híbrido com custo de operação mais baixo em que unificaremos o varejo tradicional e o atacado”, afirma Marcelo Korber, head de relação com investidores da varejista. Segundo ele, essa estratégia se aplica a cidades que não comportam o faturamento de uma loja de atacarejo robusta, mas que vai gerar volume para diluir despesas e atender tanto o mercado transformador quanto o consumidor final. “Já estamos fazendo testes reais e é assim que vamos caminhar para o futuro”, conta.

 

LEIA MAIS SOBRE O FUTURO DO ATACAREJO

Matéria original na revista de dezembro/2021

Qual é o futuro do atacarejo no Brasil?

Savegnago buscará sinergias entre varejo e cash & carry

Entenda até onde vai o ritmo frenético de expansão do Assaí, a multiplicação das vendas e a visão de futuro


Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    
                                                                                               LinkedIn                                                                                                  ,                                                                                                  Instagram                                                                                                  e                                                                                                  Facebook   

 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Atacarejo, Cash & carry, Futuro do atacarejo, Grupo Mateus, Mix Atacarejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

O Grupo Koch uma unidade do Komprão em Biguaçu (SC)Inauguração

Komprão chega em nova cidade de Santa Catarina

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Muffato moderniza unidade do Max Atacadista no Paraná

Grupo Koch inaugurou sua 82a loja em Santa CatarinaInauguração

Koch expande presença na região metropolitana de Santa Catarina

Grupo DB reinaugura hoje (29), sua loja de atacado e varejo em Coroado, zona leste de Manaus.Expansão

Grupo DB reinaugura atacarejo em Manaus (AM) com mudanças no layout e ambiente ampliado

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados