O que o varejo dos EUA mostra sobre a perenidade do varejo alimentar

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Reportagem SA+ -

Imersão da SA+ Internacional contou aulas teóricas e visitas técnicas a 10 redes e refletiu sobre estratégias de atração, retenção, engajamento e fidelização de consumidores

CONTEÚDO E APRENDIZADO

Os participantes apontaram como diferenciais da imersão a abrangência e a profundidade de conhecimento obtidos durante toda a viagem

Ocorreu entre os dias 23 e 27 de outubro a 1ª missão internacional da SA+ Internacional, braço da SA+ Ecossistema de Varejo. A estreia do programa “Cliente no Centro da Estratégia: imersão em conteúdos e práticas internacionais” foi em Orlando, na Flórida (EUA), e uniu aulas na UCF (Universidade Central da Flórida), com certificados de participação, e visitas a 10 lojas. Também estiveram no roteiro empresas de fora do varejo, mas com cases inspiradores para o setor.

Com esse conjunto de iniciativas, a missão procurou oferecer aos participantes insumos para se debruçar ainda mais sobre suas estratégias de atração, retenção, engajamento e fidelização de consumidores. “Em parceria com a Life at Campus, a nossa programação foi intensa e proporcionou muita troca de experiência entre os varejistas que estiveram na viagem, além de integração e relacionamento”, explica Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade e responsável pela SA+ Internacional.

Para Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo, a primeira entrega desse novo braço da empresa ofereceu grandes aprendizados e feedbacks positivos. “Nossa missão foi um sucesso e nos rendeu novas ideias e energia para realizar a próxima”, comenta. A missão entra para o calendário anual de realizações da companhia.

Foram 10 lojas visitadas e aulas na Universidade Central da Flórida com o intuito de aprofundar quatro aspectos essenciais para a perenidade do varejo alimentar: atrair, reter, engajar e fidelizar clientes. Assim, aconteceu com sucesso a primeira imersão fora do Brasil da SA+ Internacional, braço da SA+ Ecossistema de Varejo

AGENDA INTENSA

As lojas e atrações visitadas complementaram as aulas. Previamente selecionadas por Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional, elas marcaram a missão de Orlando pelas experiências geradas.

Varejos

• Walgreens
• Aldi
• Publix (novo formato)
• Walmart
• Target
• Publix (tradicional)
• The Fresh Market
• Trader Joe’s
• Whole Foods
• BJ´s Millenia

Atrações

• Orlando City
• Universal Studios


Fotos: Arquivo SA+ Ecossistema de varejo e Fabio Acayaba

Happy hour

Um dos momentos de interação para o grupo de participantes foi oferecido pela LedWave. No Boteco do Manolo, os varejistas puderam conhecer mais sobre os benefícios do uso de Led na experiência do consumidor.

AULAS NA UCF

Trazendo o DNA da SA+ Ecossistema de Varejo de discutir em seus cursos e conteúdos aspectos práticos do varejo e cases de sucesso, as aulas na UCF focaram esses elementos com especialistas em cada um dos temas selecionados. Confira os assuntos abordados:


Fotos: Arquivo SA+ Ecossistema de varejo .   Especialistas e o time da SA+ Ecossistema de Varejo (da esq. paraa  dir.): Fabio Acayaba, Sergio Alvim, Mauricio Benvenutti, Eduardo Jaime e Fabio Ashcar

INSIGHTS GERADOS

Posicionamento claro é uma consequência direta de se ter realmente o consumidor no centro das decisões, além de um fator de sucesso fundamental para o varejo. Essa foi, sem dúvida, uma confirmação prática de todo o conteúdo estudado e presenciado pelos participantes durante a semana da missão. “Percebemos que cada uma das principais redes dos EUA que estiveram em nossas visitas possuem um posicionamento específico para falar com seu público, executando realmente a estratégia orientada ao cliente para o qual se posicionou. Em função disso, elas quase não competem entre si e por isso seguem em crescimento”, explica Fabio Acayaba, da SA+ Internacional. Confira dois exemplos:

Target

Para a varejista, seus consumidores devem ter a sensação de que estão fazendo mais do que uma compra de supermercado. Ao entrar em suas lojas, os clientes têm a sensação de estar em um shopping center tanto pelo ambiente e layout quanto pelo mix. Na rede, o conceito de loja dentro da loja é potencializado, o que gera imagem de especialização no sortimento e permite sinergia com outras marcas reconhecidas pelo público. É por isso que a varejista conta com espaço para a rede de farmácias CVS wwna venda de produtos de beleza; além da loja de brinquedos FAO Schwarz e da Starbucks, permitindo ao cliente saborear um café ou uma bebida exclusiva, desenvolvida para a rede. Por isso, os carrinhos das lojas possuem até porta-copos acoplados.

Trader Joe’s

Lojas simples, comunicação visual quase artesanal, mas muito próximas do cliente. Nelas, se o consumidor quiser experimentar um produto, o funcionário não vai pensar duas vezes para abrir a embalagem. A base da fidelização aqui é a relação muito forte com a comunidade. Isso passa inclusive pela priorização de fornecedores locais, uma vez que eles são, em geral, parceiros nas marcas próprias – destaque do sortimento da varejista. Com essa estratégia, a empresa oferece produtos diferenciados a preços competitivos. Para se ter uma ideia, é possível encontrar itens práticos, de maior valor agregado, como massas, tortas, carnes, saladas e sanduíches de boa qualidade. Alguns sites de viajantes para Orlando definem o Trade Joe’s como “o verdadeiro supermercado bom e barato”. Se essa é a percepção dos estrangeiros, para o cliente local essa experiência é maximizada, uma vez que todo o atendimento é voltado para suas maiores necessidades.

 

Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Novembro

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