"O custo do experimento está mais barato para as empresas", destacou diretor da StartSe
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/10/2018
“Antes o consumidor ia até o produto, agora é o produto que vai até ele”, essa foi uma das provocações apresentadas na última terça-feira por Cristiano Kruel, Head of Innovation da StartSe , para mostrar como as novas tecnologias já influenciam o varejo e influenciarão ainda mais no futuro. Em sua apresentação no Encontro Reservado para Indústria de SA Varejo, realizado em São Paulo, o especialista destacou a rapidez do ritmo atual de inovação, impulsionado pelo conhecimento abundante e praticamente gratuito que já está disponível.
Na nova economia ficou mais barato empreender, em relação ao que acontecia no passado, e por essa razão há um grande campo aberto à experimentação, no qual velhas certezas passam a ser contestadas, ponderou o responsável pela área de inteligência e inovação da empresa que agrega o maior ecossistema de startups do Brasil. Uma grande rede de agências bancárias, por exemplo, ainda pode ser considerada um ativo ou em certos casos se tornou um passivo para as empresas? Vale a reflexão também para as redes varejistas: muitas lojas físicas ou grande presença online?
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Repleta de executivos de importantes fornecedores do setor de bens de consumo, a plateia acompanhou vidrada a explicação sobre as razões pelas quais varejo e indústria só acompanharão essa evolução caso consigam estar exatamente onde o novo acontece. Além de dividir todo seu conhecimento sobre inovação com o público, Cristiano Kruel exibiu vídeos de experiências internacionais inovadoras na cadeia de distribuição.
Entre os novos experimentos apresentados por ele, um dos que mais atraiu a atenção do público foi a tecnologia de Sentiment Analysis, que utliza recursos como processamento de linguagem natural e biometria para identificar estados afetivos e reações subjetivas. Aplicada nas gôndolas de um supermercado, por exemplo, a ferramenta pode mostrar como os seus clientes reagem ao chegar na seção de determinada categoria de produto. A partir das expressões e reações naturais, o sistema identifica sentimentos como aprovação, desapontamento, entre outros que podem contribuir para melhorar o sortimento, a disposição dos produtos e até sua estratégia de precificação.
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