SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

NextGen PwC ESG diversidade familiar

Novos líderes de empresas familiares encontram resistência às transformações

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/07/2022

Foto: Stock Adobe

As novas gerações ainda enfrentam dificuldades para promover mudanças nas empresas familiares, mesmo estando atenta a temas que vem ganhando destaque no mundo corporativo, como a expansão de novos setores, novas tecnologias e a pauta da vez, o ESG. Isso é o que mostra a pesquisa NextGen sobre sucessão familiar e conduzida pela empresa de consultoria e auditoria PwC, que ouviu 1.306 companhias em todo o mundo.

[noticiasRelacionadas]

Embora a nova geração queira promover mudanças na gestão das empresas, mais de um terço desses novos líderes afirma se deparar com certa resistência às transformações nas corporações. Para Helena Rocha, sócia da PwC Brasil, estar preparado para a sucessão na prática é algo sobre o qual raramente se fala e, na ausência dessa discussão, muitos herdeiros acreditam que devem seguir o exemplo das gerações anteriores, em vez de forjar um caminho diferente. De acordo com ela, isso explica o porquê da convicção dos futuros líderes de que, apesar de o ESG estar vinculado ao crescimento, ainda não tenha sido traduzida em ação.

O levantamento mostrou ainda que entre as mulheres ouvidas, apenas 43% acreditam que podem ocupar cargos de liderança, enquanto 59% dos homens afirmam ter condições para assumir essa posição. Sobre a necessidade de mais entendimento sobre os negócios, as mulheres também são maioria, 25%, enquanto apenas 13% dos homens avaliam que precisam de um maior entendimento. Ao mesmo tempo, 35% das mulheres percebem que há uma expectativa maior de que os homens sejam responsáveis pela administração das organizações.

Para Helena, se as empresas familiares estão em busca de resultados rápidos na ampliação da diversidade de seu pensamento, elas devem começar analisando o papel dos gêneros. Ela ressalta ainda que as mulheres, assim como os homens, enxergam o crescimento dos negócios como prioridade máxima, mas estão ligeiramente mais preocupadas com os aspectos ESG.

Um dos principais desafios que os novos líderes enfrentarão nos próximos anos ao comandar as empresas, segundo a executiva, reside na aquisição do direito de alterar o status quo. Ela pondera que conquistar a confiança da geração atual e demonstrar que o negócio vai prosperar sob seu comando exigirá trabalho.

De acordo com Helena, para manter a estabilidade e alcançar o crescimento, os novos líderes terão de superar limites e desafiar mentalidades arraigadas dentro das companhias. Nesse sentido, ela aconselha os herdeiros a formular e negociar contratos geracionais.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                  LinkedIn                                                  ,                                                  Instagram                                                  e                                                   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:NextGen, PwC, ESG, diversidade, familiar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcDSupermercados Mundial

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcD

Coop amplia curso de Libras e reforça inclusãoCoop

Coop amplia curso de Libras e reforça inclusão

Parceria Assaí e Connecting FoodCombate ao Desperdício

Parceria entre Assaí e Connecting Food redistribui mais de 3 mil toneladas de alimentos

Adobe StockGestão e negócios

GPA, Carrefour, Assaí e Cencosud apostam em práticas de ESG que alinham lucro com responsabilidade social

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados