SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercado autônomo pretende abrir mais de 300 unidades neste ano

13/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pão de Açúcar GPA hipermercado proximidade

No “novo GPA", Pão de Açúcar passa a ser principal negócio

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/02/2022

Foto: Divulgação

Desconsiderando a operação do Extra Hiper, a bandeira  Pão de Açúcar passaria a responder por 43,3% do total das vendas do GPA em 2021, reforçando o posicionamento da empresa de investir na expansão da marca, fortalecendo o negócio de maior rentabilidade do grupo. A conta feita pela companhia também desconsidera as vendas nos postos de gasolina.

[noticiasRelacionadas]

No quatro trimestre do ano passado, as vendas de mesmas lojas do Pão de Açúcar cresceram 0,9% ante o mesmo período de 2020, para R$ 7,8 bilhões, trazendo o resultado da estratégia da companhia com aumento de serviço nas áreas de perecíveis e linha de caixa, ganho de performance operacional, comunicação das promoções e reformas das lojas.

No Brasil, as vendas totais atingiram R$ 29,02 milhões. ainda com os hipermercados, em 2021 e R$ 4,7 bilhões no quarto trimestre. Em relação às mesmas lojas, mesmo considerando um cenário macroeconômico desafiador, houve aumento de 2,3% ante os três últimso meses de 2020. O crescimento do canal online, foi de 46,2%, diretamente ligado ao crescimento da omnicanalidade e expansão das parcerias com last milers, além da retomada das lojas Pão de Açúcar com crescimento de market share e aumento no fluxo de clientes, além do forte crescimento nos formatos de Proximidade e Postos.

Os últimos três meses do ano foram marcados pela saída do formato de hipermercado e o reposicionamento do GPA como varejista alimentar premium, digital e de proximidade. A atividade dos hipermercados e drogarias representou R$ 11,7 bilhões em venda bruta anual em 2021, sendo que R$ 8,1 bilhões estão sendo cedido para o Assaí, R$ 2,7 bilhões para conversão de lojas e R$ 860 milhões para fechamento/venda. Dessa forma, o Novo GPA, considerando a venda das lojas que serão convertidas, teve uma venda bruta anual de R$ 20 bilhões em 2021.

A empresa também reafirmou o compromisso de investimento e fortalecimento da marca, um ícone do varejo no Brasil. Outro ponto de destaque foram as vendas online, que continuam a crescer impulsionadas pelas parcerias com last miles anunciadas ao longo de 2021, com penetração de venda média de 15%, chegando a alcançar picos de 20% ao longo do 4T21.

Além disso, houve importante expansão de fidelização dos clientes através de uma nova estratégia desenvolvida no último trimestre do ano passado: a possibilidade de resgastes de pontos Stix diretamente no caixa das lojas. Após a disponibilização dessa ferramenta, registramos um crescimento de 4 vezes no número de resgates ante o terceiro trimestre de 2021.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                               LinkedIn                                                                                                              ,                                                                                                              Instagram                                                                                                              e                                                                                                              Facebook   

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Pão de Açúcar, GPA, hipermercado, proximidade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisa

Três maiores players do segmento de conveniência inauguraram quase 1.000 lojas no Brasil em 2024

Assaí-Gpa-GrupoMateus-CarrefourResultados 4T24

Grupo Mateus deve apresentar aumento de 17% na receita do 4T24

GPAEstratégia

GPA triplica vendas no e-commerce e atrai o investimento das indústrias

GPAGestão e negócios

GPA entra em novo ciclo estratégico e nega possível fusão com o Dia

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados