ÚLTIMAS NOTÍCIAS
05/05/2025
Mtrix se consolida como principal parceira da indústria na gestão da informação no canal indireto
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Mtrix
EM 27/10/2023
PRODUZIDO POR SA CONTENT
Diariamente, a Mtrix coleta dados de sell-out de mais de 1,7 mil distribuidores cujos produtos são comercializados em mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o Brasil. É com esse big data que a plataforma identifica para os fornecedores e seus parceiros do canal indireto inúmeras oportunidades de crescimento e as correções de estratégias que precisam ser feitas.
Com tantas informações referentes ao pequeno varejo, a análise geográfica se torna bem assertiva. A Mtrix fornece dados detalhados sobre as vendas de regiões e pontos de venda, o que permite direcionar ações e recursos nas localidades em que os resultados, verdadeiramente, serão alcançados.
Mais de 80 indústrias nacionais e multinacionais já utilizam a plataforma Mtrix e, por meio dela, obtêm uma camada de soluções que atende times de vendas, marketing, trade marketing, rota de mercado e inteligência de mercado. Fica mais fácil, até mesmo, colocar em prática o Joint Business Plan (JBP). “Nós entramos com toda a parte ferramental e de inteligência para ajudar tanto a indústria quanto o distribuidor a executar o business plan que foi elaborado”, explica Maria Cabral Barbaro, CEO e fundadora da Mtrix.
A Ajinomoto é uma das indústrias que utiliza diariamente as soluções da Mtrix e se baseia nas informações capturadas para mensurar se os seus objetivos estão sendo cumpridos. Ao primeiro sinal de que o desempenho está abaixo do esperado, a empresa se mobiliza para realizar ajustes da operação, conforme os insights apresentados pela Mtrix, a exemplo de indicadores de performance, cobertura e penetração dos produtos de seu portfólio. “Com isso, conseguimos entender onde está a raiz do problema e agir rapidamente”, afirma André Spínola, supervisor regional de vendas da Ajinomoto do Brasil.
Em termos práticos, a Ajinomoto consegue, com o apoio da Mtrix, descobrir se um varejo apresenta queda na presença de produtos nos PDVs e, a partir daí, age para solucionar o problema. “Com o auxílio das soluções da Mtrix, dobramos o número de SKUs vendidos e aumentamos em 40% os resultados versus o ano anterior, em uma grande rede”, afirma Spínola.
O caso acima é um dos exemplos de como a inteligência de dados da Mtrix ajuda as indústrias de bens de consumo na relação com os distribuidores e com o pequeno varejo. Com os dados analisados é possível, inclusive, sugerir ajustes no preço dos produtos e a inclusão de ações de marketing e trade para estimular ainda mais o sell-out.
Notícias relacionadas

Aumento nos preços e alta competitividade muda cenário de ofertas do varejo na Páscoa

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área

Nordeste, Norte e Sul superam a média nacional em vendas do varejo alimentar
