Minalba Brasil começa a operar com reforço de seis marcas da Nestlé Waters
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/09/2018
No mês de março, o grupo Edson Queiroz anunciou a compra da divisão de águas da Nestlé. O negócio foi aprovado pelo Cade no final de julho. Na prática, a nova empresa, chamada de Minalba Brasil, entra em cena a partir de hoje (03/09/2018), quando 284 funcionários da Nestlé Waters se juntam aos 2.731 colaboradores da empresa cearense, dona de marcas como Minalba e Inadaiá.
Agora, o portfólio do grupo está reforçado pelas marcas São Lourenço e Petrópolis, ambas totalmente adquiridas junto à Nestlé, além de Pureza Vital, que foi licenciada. A nova empresa também passa a ter os direitos de distribuição de outras três marcas importadas antes comercializadas pela Nestlé Waters: Acqua Panna, S. Pellegrino e Perrier.
À estrutura de produção do grupo Edson Queiros, que já contava com quatro fábricas, somam-se mais duas plantas adquiridas da Nestlé, uma delas no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais.
A principal meta é conquistar a liderança no mercado de água mineral em embalagens de até 15 litros, no qual há uma disputa acirrada com a Coca-Cola, hoje na liderança com quase 20% de participação, segundo dados Nielsen - o grupo Edson Queiroz aparece logo atrás com 19% de participação. “Nós demos o primeiro passo, que é aumentar o portfólio. Agora, vamos expandir a atuação no Brasil”, garante Antônio Vidal, superintendente da Minalba Brasil.
Mercado em crescimento
O momento não poderia ser melhor para investimentos em água mineral. Desde 2013, o volume de vendas de água mineral cresceu 30% no Brasil. Em faturamento, o avanço foi ainda maior no período: 60%. As informações são da Mintel, empresa de inteligência de mercado e análise de dados.
Avançar nos segmentos de águas saborizadas e flavorizadas está nos planos futuros do grupo Edson Queiroz. Esses nichos de mercado apresentam bons desempenhos na Europa e nos EUA, porém ainda são incipientes no Brasil