SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Nielsen Codebal Center varejistas

Mercados de bairro cresceram 21,2% em valor e 9,4% em volume no 1º trimestre, segundo a Nielsen

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/09/2021

Foto: istock

A pandemia do Covid-19 contribuiu para a expansão no setor de mercados de bairro ou vizinhança, segundo pesquisas recentes divulgadas pela consultoria Nielsen. No primeiro trimestre de 2021 os mercados de bairro, que não pertencem a grandes redes varejistas, cresceram 21,2% em valor e 9,4% em volume na comparação com o mesmo período de 2020.  

O Codebal Supermercados é um exemplo desse movimento, que aproveitou a proximidade com o cliente para crescer e fazer melhorias, mesmo em um ano difícil para a economia. A empresa familiar inaugurou em dezembro o Codebal Center, sua sexta loja, que já representa 20% do negócio e engloba todo o aprendizado de anos de existência e dos novos hábitos que surgiram durante a pandemia. 

"No começo da pandemia a padaria foi impactada, percebemos que o cliente queria produzir seus próprios alimentos e precisamos nos adaptar, e aumentar o mix de ofertas", conta Roberta Barreto, diretora de marketing do Codebal Supermercados, fundado há 27 anos no município de Eldorado do Sul (RS). 

Os detalhes e a oferta de produtos e serviços na nova unidade vão desde um puxador de carrinho mais confortável, dispensers de álcool gel, corredores amplos, uma padaria com pães de fermentação natural, orgânicos, produtos a granel, monoporções, e até uma estação de produtos e bebidas naturais que oferece Kombucha feita na hora. 

"Pensamos em trazer serviço, experiência e um atendimento diferenciado para o nosso cliente, cada vez mais exigente e consciente", diz Roberta, que acompanha as tendências nas feiras e eventos do setor, dentro e fora do Brasil. 

De acordo com o especialista em marketing para pequenos e médios negócios, e diretor da Expo Supermercados, Fabiano Polese, ao longo do último ano, com o impacto da pandemia nos hábitos de consumo os supermercadistas de vizinhança registraram o aumento de caixa, viram o potencial de expansão e perceberam a necessidade de se profissionalizar. “Foi observado um desempenho melhor entre os comerciantes que estavam mais organizados, que tinham mais informações sobre gestão, sobre as tendências do mercado, e as aplicavam. Os que estavam estruturados, cresceram", afirma. 

Para atender essa necessidade de profissionalização, que tem se tornado urgente com a pandemia, a Expo Supermercados prepara, em parceria com a feira ANUFOOD Brazil 2022 da alemã Koelnmesse, líder mundial na organização de feiras para o setor de alimentos e bebidas, o 1º Congresso Nacional de Supermercados de Vizinhança. O congresso acontecerá durante a 3ª edição da feira, que será realizada entre os dias 12 e 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                 LinkedIn                                                                ,                                                                Instagram                                                                e                                                                Facebook    

COMPARTILHAR
TAGS:Nielsen, Codebal Center, varejistas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Comercial ZaffariExpansão

Comercial Zaffari encerra operação e foca o formato de atacarejo

Stok Center inaugura loja em São Leopoldo com ações solidáriasInauguração Stok Center RS

Stok Center abre nova loja em São Leopoldo com evento de ação solidária

Fort Atacadista - InternaInauguração

Pereira e Comercial Zaffari seguem com a expansão de atacarejos

Adobe Stock - AtacarejoPesquisa

Mesmas lojas contribuem com 33% do crescimento dos atacarejos no 3º tri

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados