SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como a varejista Grupo Ítalo transformou sua área de Trade Marketing

07/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour Atacadão Big Black friday Copa do mundo

Lucro do Carrefour cai no terceiro trimestre, mas expectativa para o final do ano é positiva

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/11/2022

Foto: Divulgação

O Grupo Carrefour Brasil encerrou o terceiro trimestre do ano com lucro atribuído aos controladores de R$ 323 milhões, queda de 49,3% ante o mesmo período de 2021. O lucro líquido consolidado recuou 47%, para R$ 361 milhões. A receita líquida do Carrefour Brasil avançou 39,7% no comparativo anual, somando R$ 27,74 bilhões. As vendas brutas consolidadas cresceram 41,4%, para R$ 29,33 bilhões.

[noticiasRelacionadas]

De acordo com David Murciano, diretor financeiro do Grupo, o resultado já era esperado em razão dos custos com a aquisição do Big, e a queda será absorvida à medida que a integração for acontecendo. A companhia estima que os custos comecem a arrefecer entre o fim de 2023 e o início de 2024.O resultado no trimestre também reflete a escalada da Selic no período. As despesas financeiras líquidas da companhia saltaram 247,4%, para R$ 741 milhões.

O Ebitda consolidado ajustado cresceu 14%, para R$ 1,69 bilhão. O Ebitda das operações de atacarejo somou pouco menos de R$ 1,2 bilhão no período, alta de 8,1%, enquanto as operações de varejo alcançaram Ebitda de R$ 281 milhões, alta de 15,3%.

A margem Ebitda ajustada da companhia, porém, caiu 1,5 ponto percentual, para 6,4%. A margem Ebitda ajustada desconsiderando a aquisição do Big ficou em 7,5%, recuo de 0,4 ponto percentual. Já a margem bruta consolidada recuou 0,1 ponto percentual, para 19,5%. Murciano afirmou que a margem do varejo teve resultado “muito bom”, passando de 5,1% para 5,6%.

De acordo com o executivo, a queda de margens do Atacadão no último trimestre é “perfeitamente normal” e reflete a deflação de preços. A margem bruta passou de 15,5% para os atuais 15%. O fluxo de caixa operacional cresceu 17,1% nos 12 meses até setembro, para R$ 6,37 bilhões.

Perspectivas positivas

Embora o resultado do terceiro trimestre não tenha sido tão bom, Murciano está otimista com os resultados para o final do ano, em razão dos eventos como Black Friday e a Copa do Mundo.

A companhia informou ainda que projeta alcançar o número de 470 lojas do Atacadão até 2026, 200 lojas a mais do que as que estão em operação atualmente. Isso representa uma média de 25 novas lojas por ano, ante média de 20 inaugurações desde 2018.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,      Instagram           Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, Atacadão, Big, Black friday, Copa do mundo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Fachada do supermercado Nacionalconversão de lojas

Carrefour vai converter 5 unidades do Nacional em lojas de proximidade no RS

Atacadão cresce na Grande São Paulo com 3ª loja em OsascoExpansão

Atacadão alcança 383 unidades em funcionamento com inauguração em SP

Carrefour-PampulhaGestão e negócios

Grupo Carrefour celebra 50 anos com mais de 1.000 pontos de vendas no Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados