SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

E-commerce de alimentos e bebidas: Os novos desafios de uma tendência consolidada

29/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

loja física Marcelo Cherto ABF Franchising

Lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/03/2023

Foto: Stock Adobe

Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente da Cherto Consultoria e da Franchise Store e sócio-fundador da Associação Brasileira de Franchising (ABF).   Ele avalia que é extremamente difícil - para não dizer quase impossível - gerar experiências emocionais positivas em sites de e-commerce e outros canais de venda remota. Nesse quesito, os pontos de venda físicos (desde que bem planejados e operados, é claro) são imbatíveis. Especialmente aqueles sobre os quais o “dono” da marca do produto ou serviço tem condições de exercer um grau elevado de controle com relação a todo o processo da jornada do consumidor.

[noticiasRelacionadas]

Para o executivo, mesmo com o crescimento das vendas online, os pontos de venda físicos continuam sendo muito relevantes. E isso não deverá mudar tão cedo, já que eles garantem uma experiência sensorial e imersiva que os sites de e-commerce e outras formas de venda à distância hoje simplesmente não conseguem reproduzir, por mais que façam uso de ferramentas cada vez mais sofisticadas.

A possibilidade de tocar e experimentar o produto antes de comprar, de ver e sentir sua qualidade, seu material e seu acabamento, de ter uma interação cara a cara com um vendedor, de sentir o cheiro da loja, perceber sua iluminação e sons, além da forma como cada item é exposto e uma série de outros fatores contribuem — se bem executados — para uma experiência de compra única e memorável.

Outro destaque, é que as lojas físicas não são mais consideradas apenas pontos de vendas, elas assumiram a posição de pontos de encontro e socialização, locais de educação do consumidor, de esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de experiências e muito mais.

Além disso, funcionam como verdadeiros hubs de logística, sendo parte relevante na estratégia omnichannel de muitas empresas, na medida em que permitem que clientes que compram online possam retirar (ou devolver ou trocar) seus produtos na loja física de sua escolha. Também atuam como microcentros de distribuição descentralizados, o que viabiliza entregas mais rápidas, eficientes e baratas de produtos adquiridos online ou por telefone, por WhatsApp, venda direta ou outras formas.

“As lojas físicas seguem desempenhando um papel importante no varejo de hoje e, devem continuar assim por um bom tempo. Pelo menos enquanto nós, consumidores, continuarmos seres mais analógicos do que digitais. Ou seja: enquanto continuarmos humanos na nossa essência, por mais que façamos uso da tecnologia como ferramenta”, explica.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:loja física, Marcelo Cherto, ABF, Franchising
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisa

Cerca de 25% das lojas de bairro não recebem visitas da indústria

Rissul fachadaReinauguração

Rissul investe na reformulação de unidade no RS

Camiño Supermercados - Grupo MateusNova loja

Grupo Mateus avança com expansão do Camiño Supermercados no Nordeste

Max Atacadista em Olímpia (SP)Nova loja

Grupo Muffato avança expansão por São Paulo com investimento inicial de R$ 50 milhões

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados