SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

lojas autônomas AMLabs Ventures Market4u Minha Quitandinha Self Checkout

Lojas e métodos de pagamento automatizados redefinem a experiência de compra

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/11/2023


Foto: Divulgação

Desde seu primeiro surgimento em 2018, as lojas autônomas testemunharam um 'boom' durante a pandemia da Covid-19, tornando-se particularmente populares em condomínios residenciais. Segundo Eduardo Córdova, CEO do Market4u , estima-se que o país possua atualmente cerca de 10.000 dessas lojas que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, e dispensam a presença de atendentes.

[noticiasRelacionadas]

De acordo com o Sebrae, os estabelecimentos que se enquadram na categoria de “superproximidade”, como as lojas autônomas, cresceram 13,6% entre 2020 e 2021, e especialistas preveem uma expansão ainda maior. Para se ter uma ideia, no Brasil ainda há cerca de 50 mil condomínios com potencial para adquirir um mercado autônomo, conforme destacado  Córdova.

Essa tendência de automação também se estende a lojas que implementam parcialmente essa tecnologia, como empreendimentos que combinam caixas convencionais com self checkouts. 

Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha , destaca os benefícios econômicos, uma vez que é possível minimizar os custos associados a colaboradores já que a tecnologia dispensa a necessidade de um intermediário no caixa.

“Os sistemas automatizados processam pagamentos com precisão, tornando a transação suave e sem complicações, sem contar que os colaboradores podem ser direcionados para outras atividades, agregando mais valor e eficiência na operação e atendimento nas lojas”, afirma Mauri. 

Ainda segundo o executivo, além do investimento inicial em self checkout ser inferior ao que a maior parte dos varejistas esperam, ele reduz erros de registro no caixa e minimiza perdas por fraudes ou trocos incorretos – algo que pode ser um diferencial dentro de um mercado cada vez mais competitivo.  “O caminho para fidelizar clientes é proporcionar uma experiência descomplicada e que supere as expectativas”, acrescenta Mauri. 

Diante do crescimento desse mercado, a AMLabs Ventures , especializada em softwares de gestão e pagamentos para operadores de Vending Machine, Micro Market e OCS, projeta expandir sua presença para 15.000 PDVs no próximo ano e alcançar um faturamento de R$ 30 milhões. 

Leandro Fidelis, CEO da AMLabs, relaciona essa expansão com o fato dos minimercados se tornarem cada vez mais uma comodidade na vida das pessoas, o que leva o número de lojas de atendimento autônomo aumentar em condomínios residenciais e empresariais.

Nesse ano, Fidelis prevê que a empresa fature R$ 20 milhões, e destaca uma das vantagens do modelo de pagamento nesses sistemas – a redução no índice de desvios. "Em 2023, vimos uma média de 3% no percentual de furtos, metade do registrado no ano anterior. Hoje, nosso sistema gerencia o mix de produtos para auxiliar os proprietários e possui dispositivos sonoros que facilitam os pagamentos e checkout dos clientes", complementa Fidelis.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn,   Instagram   e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:lojas autônomas, AMLabs Ventures, Market4u, Minha Quitandinha, Self Checkout
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

market4uExpansão

Supermercado autônomo pretende abrir mais de 300 unidades neste ano

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisa

Três maiores players do segmento de conveniência inauguraram quase 1.000 lojas no Brasil em 2024

Fachada loja AmPmAmPm

AmPm aposta em experiências diferenciadas com Mentos e Yoki

Grupo São Vicente investe R$ 160 milhões em expansão e reformasExpansão Grupo São Vicente

Grupo São Vicente investe R$ 160 milhões em expansão e reformas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados