SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA Proximidade Formatos de Loja Minimercado Extra Minuto Pão de Açúcar

Lojas de proximidade são as que mais crescem na divisão de varejo do GPA

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/10/2019

As unidades de proximidade do GPA que operam há mais de 12 meses cresceram 17,5% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018, quando a alta já havia sido de 13,1% na receita bruta. O formato, representado pelas bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra, foi o que mais avançou na divisão de varejo da companhia – a Multivarejo. Para se ter uma ideia, o Extra Hiper recuou 1,6% no período, enquanto os supermercados da marca tiveram aumento de 1,1%. Já a bandeira Pão Açúcar ficou praticamente estável, com uma variação de 0,2%.

[noticiasRelacionadas]

O crescimento do modelo de proximidade é atribuído ao aumento no fluxo de clientes, gerado por um maior alinhamento das estratégias comerciais com as das marcas Pão de Açúcar e Extra. Somam-se a isso revisão de sortimento e avanço na participação das marcas exclusivas.

Com relação às demais bandeiras, a companhia pontuou, em seu relatório de desempenho divulgado ao mercado, algumas ações que estão em curso e os ganhos já registrados no período. No caso do Extra Super, por exemplo, as unidades convertidas na nova marca Mercado Extra cresceram 7% entre julho e setembro, enquanto os supermercados Compre Bem avançaram acima de 30%. Essas unidades, no entanto, não foram consideradas na base de vendas “mesmas lojas” do trimestre devido ao fechamento para conversão no mesmo período do ano passado.

Novas iniciativas nos hiper

Já as filiais da bandeira Pão de Açúcar que foram atualizadas para a Geração 7 apresentaram aumento de 12%. Quanto aos hipermercados, a companhia atribuiu o resultado em mesmas lojas à base de comparação forte de 2018, quando houve crescimento de 7,4% no terceiro trimestre. Também ressaltou a implementação do conceito loja dentro da loja em parceria com a Ri Happy, varejista do setor de brinquedos. Segundo relatório do banco de investimentos UBS, que participou de um encontro com executivos da companhia, 60 hipermercados continuam com performance abaixo das expectativas. Além disso, diz o documento, 50 lojas do formato estão sendo piloto para novas iniciativas, como aumento do sortimento de marcas exclusivas e mudanças operacionais.

Cash & carry

Em mesmas lojas, a bandeira Assaí registrou uma alta de 3,2% na receita bruta, contra 8,1% do trimestre anterior. De acordo com o relatório do UBS, a desaceleração é atribuída a um comportamento cíclico em função de emprego e recuo na taxa de inflação dos alimentos. Considerando as aberturas do terceiro trimestre – 5 novas unidades –, o crescimento do formato foi de 18,9%, alcançando R$ 7,6 bilhões entre julho e setembro de 2019.

Para este último trimestre de 2019, estão previstas mais de 10 inaugurações, somando, neste ano, 20 novas unidades. Dessa forma, o Assaí deverá fechar o ano com 165 filiais. Além disso, seis já estão em construção para abertura em 2020.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:           LinkedIn          ,          Instagram          e          Facebook          !

 

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, Proximidade, Formatos de Loja, Minimercado Extra, Minuto Pão de Açúcar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaNegócios

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisa

Três maiores players do segmento de conveniência inauguraram quase 1.000 lojas no Brasil em 2024

Assaí-Gpa-GrupoMateus-CarrefourResultados 4T24

Grupo Mateus deve apresentar aumento de 17% na receita do 4T24

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados