Líder que não corre risco está fora do mercado
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 02/08/2018
O líder que não quer correr risco não tem mais espaço no mercado atual. Quem garante é Igor Schultz, sócio da consultoria de seleção de executivos FLOW. Isso porque profissionais de liderança não precisam apenas de preparo para atuar num ambiente de negócios complexo como o atual, mas devem ter versatilidade e se mostrar adaptáveis e ágeis.
"O planejamento de cinco anos, que antes se fazia com as empresas, hoje muda a todo momento", lembra Schultz. Cabe ao líder atual saber líder com transformações constantes e cada vez mais comuns, a exemplo de mudanças das premissas de mercado em um plano estratégico, fusões e aquisições, entre outros fatores que constantemente geram a necessidade de rever conceitos e estratégias de negócio, ocasionando problemas aos executivos resistentes em se adaptar a novos cenários.
Segundo o sócio da FLOW, simplesmente não há mais espaço para líderes que não queiram correr risco. "É preciso tomar decisões difíceis, não dá mais pra se esconder atrás da mesa por três, quatro anos", resume Igor Schultz. Tomar risco, entender novos cenários de mercado e ser adaptável dentro desse cenário são três características fundamentais a quem deseja, nos dia de hoje, ocupar cargos de liderança.