21/05/2025
JBS quer implantar programa Açougue Nota 10 em mais 1.200 lojas no Brasil
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/05/2023
Foto: Divulgação
Após o sucesso no Brasil, a JBS vai levar o projeto que ajuda o varejista a administrar as áreas de carnes de boi e de porco – como cortar, embalar e expor na gôndola -, para o Chile. No Brasil, o programa já reúne 4 mil pontos de venda de carnes bovina, suína e frios, e a meta é chegar a 5,2 mil até dezembro.
[noticiasRelacionadas]
O plano ganha importância quando se olha o balanço do primeiro trimestre da empresa que é dona de mais de 150 marcas no mundo, entre elas Friboi e Seara. A receita da JBS Brasil (unidade que não inclui a Seara) recuou 14,9%, para R$ 12,2 bilhões, em relação a igual período de 2022. Foi em grande parte prejudicada pelo fechamento do mercado da China à carne brasileira por cerca de um mês, entre fevereiro e março. Mas o consumidor brasileiro também comprou menos: as vendas de carne bovina da JBS encolheram 5% de janeiro a março, mesmo com o preço médio tendo caído 6% em relação ao primeiro trimestre de 2022.
Melhorar a apresentação das carnes nos pontos de venda, com foco na marca Friboi, é uma estratégia que começou há 20 anos na JBS no Brasil e neste ano será adotada na rede Cencosud, a maior rede de supermercados do Chile.
Para fazer o mesmo com a carne de porco, a Seara, desde 2018, vem treinando açougueiros a fazer novos cortes e a embalar a carne. Também mostra como deve ser colocada na prateleira refrigerada.
De acordo com Gilberto Xandó, presidente da JBS Brasil, a apresentação do produto foi melhorada para atrair mais clientes, aumentar o tíquete médio e ganhar mais dinheiro.
O executivo disse ainda que está mais animados com o Brasil do que em outros países. “Estamos acostumados a lidar com inflação alta, juro alto. O que é preciso fazer é uma gestão cautelosa do capital”, explica. Ele ressaltou ainda que o plano mais importante da JBS no país está sendo mantido: investir R$ 8 bilhões, de 2019 a 2024, em 15 fábricas da Seara para, entre várias iniciativas, expandir a capacidade instalada em 20%.
Xandó releva ainda que na ponta do varejo, dentro do programa de treinar a mão de obra nas lojas e melhorar a apresentação dos produtos, a Seara tem três frentes neste ano. Na área de frios, a meta é aumentar em 50% o número de pontos de vendas, que hoje é de 310.
No plano batizado de “rotisseria”, a ser lançado na feira anual da Associação Paulista de Supemercados (Apas), a ideia é vender produtos já prontos para consumir em 300 lojas até dezembro - frangos e lombos serão assados no ponto de venda.
No programa Açougue Nota 10 - Seara Reserva, iniciado em 2018 com foco em carne de porco, o objetivo é aumentar em 30% o número de lojas parceiras, que hoje são 1.200. Segundo dados da consultoria Kantar, o mercado de suínos cresceu 25% no ano passado. A carne de porco está presente em 88% dos lares brasileiros - em 2020, a fatia era de 75%.
Sobre as lojas da marca Swift, de carnes, pescados e outros alimentos congelados, Xandó diz que a rede está com 640 unidades, sendo 240 funcionando dentro de outros varejistas. Há cerca de 10 anos, esta rede monomarca da JBS foi criada para que o consumidor perdesse o preconceito em relação a carnes congeladas. Uma parte dos brasileiros comprou a ideia, mas o consumo de carne congelada no país ainda é pequeno.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Com aval do Cade para venda de 32 lojas, Cencosud dá passo estratégico para melhoria de resultados no País

JBS faz aporte milionário em unidades fabris da Seara

Seara, Coca-Cola e Itambé lideram ranking de engajamento com o consumidor
