JBS quer implantar programa Açougue Nota 10 em mais 1.200 lojas no Brasil

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Reportagem SA+ -

Estratégia, que é sucesso aqui no país há 20 anos, chega agora também em unidades do Cencosud no Chile

Foto: Divulgação

Após o sucesso no Brasil, a JBS vai levar o projeto que ajuda o varejista a administrar as áreas de carnes de boi e de porco – como cortar, embalar e expor na gôndola -, para o Chile. No Brasil, o programa já reúne 4 mil pontos de venda de carnes bovina, suína e frios, e a meta é chegar a 5,2 mil até dezembro.

O plano ganha importância quando se olha o balanço do primeiro trimestre da empresa que é dona de mais de 150 marcas no mundo, entre elas Friboi e Seara. A receita da JBS Brasil (unidade que não inclui a Seara) recuou 14,9%, para R$ 12,2 bilhões, em relação a igual período de 2022. Foi em grande parte prejudicada pelo fechamento do mercado da China à carne brasileira por cerca de um mês, entre fevereiro e março. Mas o consumidor brasileiro também comprou menos: as vendas de carne bovina da JBS encolheram 5% de janeiro a março, mesmo com o preço médio tendo caído 6% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Melhorar a apresentação das carnes nos pontos de venda, com foco na marca Friboi, é uma estratégia que começou há 20 anos na JBS no Brasil e neste ano será adotada na rede Cencosud, a maior rede de supermercados do Chile.

Para fazer o mesmo com a carne de porco, a Seara, desde 2018, vem treinando açougueiros a fazer novos cortes e a embalar a carne. Também mostra como deve ser colocada na prateleira refrigerada.

De acordo com Gilberto Xandó, presidente da JBS Brasil, a apresentação do produto foi melhorada para atrair mais clientes, aumentar o tíquete médio e ganhar mais dinheiro.

O executivo disse ainda que está mais animados com o Brasil do que em outros países. “Estamos acostumados a lidar com inflação alta, juro alto. O que é preciso fazer é uma gestão cautelosa do capital”, explica. Ele ressaltou ainda que o plano mais importante da JBS no país está sendo mantido: investir R$ 8 bilhões, de 2019 a 2024, em 15 fábricas da Seara para, entre várias iniciativas, expandir a capacidade instalada em 20%.

Xandó releva ainda que na ponta do varejo, dentro do programa de treinar a mão de obra nas lojas e melhorar a apresentação dos produtos, a Seara tem três frentes neste ano. Na área de frios, a meta é aumentar em 50% o número de pontos de vendas, que hoje é de 310.

No plano batizado de “rotisseria”, a ser lançado na feira anual da Associação Paulista de Supemercados (Apas), a ideia é vender produtos já prontos para consumir em 300 lojas até dezembro - frangos e lombos serão assados no ponto de venda.

No programa Açougue Nota 10 - Seara Reserva, iniciado em 2018 com foco em carne de porco, o objetivo é aumentar em 30% o número de lojas parceiras, que hoje são 1.200. Segundo dados da consultoria Kantar, o mercado de suínos cresceu 25% no ano passado. A carne de porco está presente em 88% dos lares brasileiros - em 2020, a fatia era de 75%.

Sobre as lojas da marca Swift, de carnes, pescados e outros alimentos congelados, Xandó diz que a rede está com 640 unidades, sendo 240 funcionando dentro de outros varejistas. Há cerca de 10 anos, esta rede monomarca da JBS foi criada para que o consumidor perdesse o preconceito em relação a carnes congeladas. Uma parte dos brasileiros comprou a ideia, mas o consumo de carne congelada no país ainda é pequeno.

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Fonte: Valor Econômico

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