SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

28/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Expansão Inteligência de Dados GS Ciência do Consumo Grupo Barcelos Shibata Supermercados

Inteligência de expansão

POR SA+ Branded Content

Conteúdo Patrocinado por GS Ciência do Consumo

EM 29/09/2021

Não é só de dados e análises sobre mercado, categorias e concorrência que se faz um bom negócio. Plataformas e metodologias capazes de traçar um sólido plano de expansão são igualmente valiosas para o sucesso de qualquer rede.

O Grupo fluminense Barcelos, por exemplo, tem pautado suas inaugurações em solução da GS Ciência de Consumo desde 2018, quando a empresa de inteligência de dados fez levantamentos e estudos da região fluminense, onde a empresa atua. A análise considerou vetores de crescimento da cidade alvo, perfil do público do entorno, perfil da concorrência,  geografia local, dados sociodemográficos e o real potencial de vendas do ponto escolhido, entre outras centenas de dados.

Segundo Mauricio Cerutti, presidente do Grupo que tem lojas de varejo e atacarejo, a análise da GS têm fundamento teórico e científico e, por isso, dificilmente erra. “A GS é uma empresa com um profundo conhecimento do varejo brasileiro e isso, aliado à metodologia e à inteligência da informação, leva aos resultados esperados e até superiores,” diz.

O método, exclusivo no Brasil, é capaz de determinar o local de novas lojas e o potencial de faturamento ou definir se uma loja já existente pode crescer ainda mais e em quais categorias, de forma detalhada.

Thiago Simonato, CEO da empresa, explica que as análises e conclusões são sustentadas também pelo trabalho de uma equipe de especialistas em comportamento de consumo, formada por geógrafos, matemáticos, estatísticos, e pesquisadores que vão a campo para aprofundar as recomendações. “Por isso, nossa inteligência entrega 96% de precisão.”, comenta.

Foto: Divulgação

A rede paulista Shibata também recorreu à solução da GS para planejar uma nova loja em Pindamonhangaba. O estudo ajudou a definir o terreno, tamanho da unidade e a estrutura interna da loja, além do sortimento mais adequado para o ponto. “Trabalhar com a GS é estratégico para nossa empresa”, diz Sérgio Batistella, gerente de marketing da rede.

A empresa, que também trabalha com inteligência para aumentar o engajamento do consumidor, a frequência de compra e o ticket médio, além de atrair novos shoppers, aumentou sua base de clientes em 400% desde o início da pandemia. Também dobrou o número de colaboradores, e viu seu faturamento crescer mais de 30% entre 2019 e 2020. Agora projeta um faturamento 10 vezes maior nos próximos cinco anos.

Com a plataforma de CRM Zoombox, a GS possui uma base de dados de consumo de 26 milhões de domicílios (1/3 dos domicílios brasileiros) e processa, por ano, 72 bilhões de reais em transações de compras.

Com essa inteligência, ajuda o varejo a definir o potencial de vendas das categorias, oferece insumos para parcerias mais assertivas com a indústria, e planeja ações de ativação hiperpersonalizadas de clientes, que potencializam as vendas das redes sem sacrificar as margens.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Expansão, Inteligência de Dados, GS Ciência do Consumo, Grupo Barcelos, Shibata Supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Flex AtacarejoCRM

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setorResultados 1T25

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setor

Mariano Atacadista do Grupo Ivasko em Ponta Grossa (PR)Inauguração

Atacarejo regional fortalece sua presença no Paraná

Grupo Carone aposta em novo formato de loja no Espírito SantoInauguração

Grupo Carone aposta em novo formato de loja no Espírito Santo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados