SA+ Ecossistema de Varejo

Inteligência Artificial Crowdturfing Tecnologia

Inteligência artificial pode gerar ‘exército’ de avaliações falsas sobre produtos e serviços

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/09/2018

Quando pesquisamos sobre algum produto que queremos comprar, ou qualquer serviço que precisamos, avaliações de outras pessoas que já o utilizaram se tornaram um direcionador importante, certo? Dificilmente vamos comprar um smartphone que todos estejam descrevendo como ruim, ou mesmo assistir a um filme mal cotado nas avaliações.

O problema é que, muitas vezes, essas avaliações são intencionalmente enviesadas. Há empresas que pagam pessoas para avaliar bem seus produtos, e outras que pagam para que o seu concorrente seja mal avaliado. A prática é chamada de crowdturfing (que une os termos crowdsourcing, de iniciativas viabilizadas por muitas pessoas, com astroturfing, que designa ideias falsamente sustentadas em apoio popular), e, com a inteligência artificial, tende a ficar ainda mais facilitada.

Isso porque não será mais necessário pagar pessoas para construir ou destruir reputações – um dos fatores que acabam limitando esse tipo de fraude. E também porque algoritmos inteligentes poderão criar textos fictícios muito mais rapidamente, e fazê-los parecerem genuinamente humanos.

Na Universidade de Chicago , estudos mostram que já é possível treinar uma rede de inteligência artificial para gerar avaliações positivas e postá-las em sites como o Tripadvisor. Se empresas interessadas em fraudar opiniões tiverem acesso a tecnologias como essa, chegaria um ponto em que não seria possível identificar o que é uma avaliação honesta e o que não é.

“Já vimos que é possível usar fake news como uma forma de influenciar a opinião pública e eleições. Se a inteligência artificial for usada para gerar avaliações em larga escala que parecem idênticas a conteúdos reais, se tornará bastante difícil distinguir a realidade”, diz o cientista Ben Zhao, um dos responsáveis por conduzir a pesquisa na instituição de ensino.

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Inteligência Artificial, Crowdturfing, Tecnologia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercadosSupermercados 2025

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercados

Entenda como a precificação inteligente pode dobrar a margem bruta do seu negócioTecnologia

Entenda como a precificação inteligente pode dobrar a margem bruta

Adobe StockTecnologia

Veja 3 exemplos práticos de como a precificação inteligente pode aumentar a margem do seu negócio

Gigante da indústria de beleza fecha parceria para facilitar as vendas do público B2CTecnologia

Gigante da indústria de beleza fecha parceria para facilitar as vendas para o público B2B

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados