SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GPA aprova destituição do conselho de administração

08/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Inteligência Artificial Crowdturfing Tecnologia

Inteligência artificial pode gerar ‘exército’ de avaliações falsas sobre produtos e serviços

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/09/2018

Quando pesquisamos sobre algum produto que queremos comprar, ou qualquer serviço que precisamos, avaliações de outras pessoas que já o utilizaram se tornaram um direcionador importante, certo? Dificilmente vamos comprar um smartphone que todos estejam descrevendo como ruim, ou mesmo assistir a um filme mal cotado nas avaliações.

O problema é que, muitas vezes, essas avaliações são intencionalmente enviesadas. Há empresas que pagam pessoas para avaliar bem seus produtos, e outras que pagam para que o seu concorrente seja mal avaliado. A prática é chamada de crowdturfing (que une os termos crowdsourcing, de iniciativas viabilizadas por muitas pessoas, com astroturfing, que designa ideias falsamente sustentadas em apoio popular), e, com a inteligência artificial, tende a ficar ainda mais facilitada.

Isso porque não será mais necessário pagar pessoas para construir ou destruir reputações – um dos fatores que acabam limitando esse tipo de fraude. E também porque algoritmos inteligentes poderão criar textos fictícios muito mais rapidamente, e fazê-los parecerem genuinamente humanos.

Na Universidade de Chicago , estudos mostram que já é possível treinar uma rede de inteligência artificial para gerar avaliações positivas e postá-las em sites como o Tripadvisor. Se empresas interessadas em fraudar opiniões tiverem acesso a tecnologias como essa, chegaria um ponto em que não seria possível identificar o que é uma avaliação honesta e o que não é.

“Já vimos que é possível usar fake news como uma forma de influenciar a opinião pública e eleições. Se a inteligência artificial for usada para gerar avaliações em larga escala que parecem idênticas a conteúdos reais, se tornará bastante difícil distinguir a realidade”, diz o cientista Ben Zhao, um dos responsáveis por conduzir a pesquisa na instituição de ensino.

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Inteligência Artificial, Crowdturfing, Tecnologia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Loja Pão de Açúcar Hípica_CampinasGestão e negócios

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área

Estande da Adria no Trade ConnectionLett

M. Dias Branco registra alta de 113% nas vendas em 6 meses, com apoio da Neogrid

GPA se une com indústria de cerveja para o lançamento de uma plataforma que visa a fidelizaçãoGestão e negócios

GPA se une com indústria de cerveja para o lançamento de uma plataforma que visa a fidelização

União Supermercados em Rio das PedrasTecnologia

Varejista paulista alcança 0 perdas na seção de bebidas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados