SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Rede Imec Imec Rio Grande do Sul Supermercado Machine Learning Big Data

Inteligência artificial chega às lojas do Imec

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/07/2019


Convencido de que ERPs, ferramentas baseadas apenas na média de venda histórica dos produtos, já não davam conta da logística e do abastecimento, Fabiano Ramiro, diretor de tecnologia e inovação da rede gaúcha  Imec , correu atrás de uma solução mais sofisticada. A empresa tem 21 estabelecimentos de grande e médio porte – entre lojas de varejo e atacado –, distribuídos em 14 municípios, e atende cidades com população e comportamento de compra variados.

[noticiasRelacionadas]

“O cenário desafiava a companhia a atuar com maior eficiência nos estoques e na reposição de produtos a fim de reduzir custos e oferecer melhor atendimento ao consumidor”, explica o diretor, também responsável pela logística da companhia. Em consenso com seus pares das áreas comercial e operacional, Ramiro entendeu que era preciso criar um modelo capaz de identificar a jornada de itens similares, a variabilidade de venda em momentos promocionais e o impacto da elasticidade de preço na demanda. Foi aí que entrou uma inteligência nada nada artificial – o reconhecimento de que era preciso investir em inteligência artificial e em pessoas que entendem do assunto. O Imec contratou a consultoria de Rodrigo Dalla Vecchia, doutor na área de modelagem matemática e especialista na aplicação de técnicas de Machine Learning e Big Data, e os trabalhos foram iniciados. O projeto está em fase de testes em duas lojas e sua conclusão deverá ocorrer no primeiro semestre de 2020. Os ganhos previstos envolvem o que o varejo sempre persegue e nem sempre alcança: controle de estoques, redução de ruptura, melhoria do ciclo financeiro, clientes satisfeitos.

Entenda o que a rede fez

01- Pesquisa do ambiente apropriado para trabalhar o conjunto de recursos:
Big Data, Machine Learning (uma das pontas da inteligência artificial) e modelagem matemática. O Imec contratou consultoria

02- Escolha do ambiente R
Linguagem de programação e ambiente computacional para análise estatística e produção de gráficos. Capaz de suportar o esforço computacional exigido: operação de grande volume de dados e de operações matemáticas complexas, que tratam do comportamento de cada um dos milhares de itens de cada uma das filiais

03- Criação dos algoritmos
Sequências lógicas, com instruções para gerar os cálculos e apontar as soluções

04- Estruturação dos algoritmos para correlacionar as diversas variáveis ligadas à decisão de compras:
Volume de estoques, preço, período do mês, grupo de produtos, volume de armazenagem nos depósitos das lojas, capacidade de recebimento de cada unidade, entre outros pontos

05- Definição de algoritmos com elevada capacidade preditiva:
Habilidade de antecipar necessidades futuras e indicar a melhor embalagem de movimentação para cada produto, a partir do custo do estoque

06- Testes em duas unidades
Os testes permitirão correções, adaptações e novos aprendizados

07- Conclusão do projeto em 2020
A rede espera reduzir estoques e ruptura, melhorar o ciclo financeiro e a satisfação do cliente

Resultados ao alcance no mundo todo

15% de aumento médio nas vendas
é o que já foi alcançado por varejistas de todo o mundo com a aplicação da inteligência artificial (IA) em marketing e vendas. O percentual foi apurado em pesquisa da consultoria Capgemini, feita com 400 varejistas de 10 países

340 bilhões de dólares
é a economia que se pode obter nos próximos anos com IA aplicada às operações de estoque e logística

Fonte: Retail Superstars– How Unleashing AI Across
Functions Offers a Multi-billion Dollar Opportunity

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,   Instagram   e   Facebook   !

COMPARTILHAR
TAGS:Rede Imec, Imec, Rio Grande do Sul, Supermercado, Machine Learning, Big Data
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Açaí MamboSupermercado Mambo

Supermercado Mambo conquista selo de melhor açaí de SP

market4uExpansão

Supermercado autônomo pretende abrir mais de 300 unidades neste ano

Supermercado Terê FrutasInauguração

Supermercado Terê Frutas compartilha seus planos de expansão

Adobe Stock - StoreTendências

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados