SA+
Assaí atacarejo inauguração primeiro atacarejo antigo makro abertura de loja

Inauguração histórica: Assaí abre hoje loja no local do primeiro atacarejo brasileiro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/03/2024

Fotos: Divulgação

O Assaí Atacadista abriu hoje (28) uma loja no local de umas das lojas adquiridas do Makro, mas essa tem uma característica emblemática: foi onde a história do atacarejo no Brasil começou, há exatos 52 anos. 

Localizado na Avenida Morvan Dias de Figueiredo, 3231, zona norte de São Paulo, o  Assaí Marginal Tietê Vila Maria tem mais de 20,5 mil m² de área construída, sendo mais de 7,1 mil m² somente de área de loja, além de 500 vagas para carros e motos. 

Estão disponíveis nessa unidade 9 mil produtos e 42 caixas checkouts, incluindo seis opções para compras rápidas de até 15 volumes. Foram gerados cerca de 500 postos de trabalho entre direitos e indiretos.

Somente no Estado de São Paulo, o Assaí está com 106 lojas, 39 delas na capital. Em todo o País, a Companhia conta com mais de 290 unidades distribuídas em 24 Estados e o Distrito Federal.

Em localização privilegiada, próximo à Marginal Tietê, via que dá acesso à diversas bairros e regiões da cidade, a nova loja confirma o novo perfil de atacarejo que vem se desenvolvendo e crescendo em todo País, que é a presença em áreas centrais, diferente de quando o formato iniciou em regiões distantes dos grandes centros.

Assaí Marginal Tietê Vila Maria 

Outra característica adquirida ao longo dos anos, conforme relembra Sérgio Leite, diretor da divisão São Paulo, é a ampliação de áreas como FLV e açougue, assim como a melhoria em seus atendimentos. 

"O formato surgiu no Brasil em 1972 com essa antiga loja do Makro ainda com um perfil de atacado de autosserviço ainda com o objetivo de atender compras menores, quando a quantidade não compensava o frete, de pequenos comerciantes, que também acabam adquirindo produtos em menor escala para seu consumo próprio. Assim, as lojas de atacado e varejo começaram a abrir as embalagens para vender por unidade a preços diferenciados. Foi o início do atacarejo".

O executivo lembra que na década de 90, com a inflação fora de controle, os atacarejos atraíram a atenção do cliente final de fato, quando então foram se adaptando para atender os diferentes perfis de público com a mesma qualidade e eficiência. Os serviços então ainda bem singelos nessas lojas passaram a ganhar mais espaço, especialmente nos anos 2.000

"Hoje trazemos esses serviços inclusive o transformador. Na nossa área de frios, temos equipamentos capazes de fatiar em grandes proporcões porque o comerciante quer ter a facilidade de levar o produto já fatiado. No açougue também conseguimos atender da mesma forma ambos os públicos", explica o executivo. 

Apesar das melhorias, seja de atendimento, localização ou da própria estrutura mais confortável das lojas, o diretor da divisão São Paulo do Assaí diz conseguem manter a competitividade com os preços baixos porque priorizam em toda operação a eficiência, a fim de ter um custo enxuto. Ter o foco no formato atacarejo e um posicionamento claro de mercado é o que faz a rede conseguir ter tais resultados, acredita o executivo.

Conheça as novidades da segunda edição do Trade Connection, mais importante evento de Trade Marketing do setor: clique aqui e adquira seu ingresso. O evento é uma iniciativa da SA+ Trade, braço da SA+ Ecossistema de Varejo

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn    ,    Instagram    e    Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Assaí, atacarejo, inauguração, primeiro atacarejo, antigo makro, abertura de loja, conversão de loja, varejo alimentar, atacarejo no Brasil
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Jaú Serve nova loja em ItápolisExpansão

Loja número 43 do Jaú Serve oferece experiência completa ao consumidor

Conheça as quatro empresas mais admiradas do varejo alimentarVarejo alimentar

Conheça as quatro empresas mais admiradas do varejo alimentar

Loja de proximidade Do Povo Mini MarketLoja de proximidade

Cearense Super do Povo investe no formato de proximidade

Assaí em São Luiz do MaranhãoAssaí

Assaí lança campanha em ano marcado por aniversário de 50 anos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados