Higiene e cuidado com os produtos são os principais pontos negativos na experiência em lojas de atacado e atacarejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/07/2022
Foto: Stock Adobe
Levantamento realizado pela SoluCX, líder em pesquisa de satisfação e NPS no Brasil, intitulado "Customer Insights – Varejo Alimentar”, revelou que, na percepção dos consumidores, os principais pontos negativos com relação a marcas de atacado e atacarejo, são a higiene das lojas e o cuidado com os produtos vendidos.
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Por outro lado, os pontos positivos destacados pelos consumidores com relação às marcas avaliadas, foram “ofertas e promoções”. Além disso, com base nas respostas dos consumidores, a pesquisa mostrou a régua do NPS de percepção do segmento de atacado e atacarejo, com nota máxima de 70.1 e a mínima de 45.8. No total, a média do NPS é de 57.8.
Os dados foram coletados no período de 20 de maio a 20 de junho de 2022, com mais de 20 mil respondentes em todo o Brasil e fazem parte de um estudo sobre hábitos de consumo em diversos segmentos. No setor de Varejo Alimentar foram publicados estudos sobre: atacado e atacarejo, supermercados e lojas de conveniência e mini mercados.
Foram avaliadas 24 marcas de atacados e atacarejos em todas as regiões do país, entre elas Assaí Atacadista, Tenda Atacado, Makro, Roldão , Spani Atacadista, Mix Atacarejo, entre outras. O objetivo principal da pesquisa foi apurar a percepção dos clientes com relação aos players avaliados e tirar insights sobre o setor como um todo, para isso, um dos indicadores avaliados foi o Net Promoter Score (NPS), métrica de lealdade mais utilizada para medir o índice de satisfação do consumidor.
De acordo com Tiago Serrano, CEO da SoluC, a partir das respostas, foi possível montar um panorama muito claro e assertivo sobre a percepção dos consumidores dessas marcas e identificar o NPS daquele mercado. “Os números variam muito de um setor para o outro, mas o objetivo da pesquisa é trazer para as empresas os pontos de acerto e, principalmente, os pontos que devem ser ajustados, para que elas possam desenvolver uma relação de proximidade e confiança com seus clientes”, ressalta.
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