Grupo se estrutura para uma oportunidade de IPO, quer ampliar presença em SP e entrar em nova praça

Avaliação:

(10 Avaliações)

Reportagem SA+ -

A meta é investir R$ 660 milhões em 2023, mais do que foi investido em 2022 e 2021

Foto: Divulgação

O Grupo Pereira segue fazendo mudanças visando a abertura de capital e também, um possível processo de sucessão. O movimento ganhou força com o avanço das vendas do atacarejo após as últimas crises, que levou a um aumento do interesse do mercado pelo segmento e a um amadurecimento da própria rede em relação a essas agendas.

Nos últimos dois anos, a empresa avançou no modelo de governança corporativa - um acordo de acionistas entre membros da família foi finalizado e um conselho consultivo, com sete membros, incluindo dois independentes, foi criado.

O diretor Lucas Pereira Guanabara Santiago, filho de um dos sete irmãos da segunda geração da família fundadora, vem sendo apontado no setor como o nome que pode liderar a empresa nessa nova fase ou numa transição de comando no futuro.

De acordo com o executivo, a empresa, que entrou no radar dos investidores desde 2020, quando abriu capital, pretende abrir em São Paulo 10 unidades em dois anos, e entrar no Rio Grande do Sul, com a inauguração de cinco lojas em 2023. A primeira unidade paulista foi aberta em Jundiaí, em março deste ano. Para o ano que vem, a meta é investir R$ 660 milhões, valor superior aos R$ 600 milhões deste ano e aos R$ 400 milhões de 2021.

O executivo explica ainda que à época da abertura de capital a empresa não considerou o IPO porque a ideia era ter uma governança suficiente para estar estruturada, quando for o momento oportuno. “Foi até bom, eu agradeci o Ilson [Ilson Mateus, fundador do Mateus], porque quando ele fez a oferta foi também uma prova de que dá certo, e eu pude mostrar isso para eles [os acionistas]. Coisas que discutíamos há tempos me deixaram fazer, o que faltava em governança, nós terminamos. Estamos hoje melhor preparados caso a oportunidade surja”, diz.

No ano passado, a empresa tornou-se sociedade anônima, para a emissão de R$ 300 milhões em debêntures. Segundo fontes do mercado, nos últimos anos a empresa foi procurada por redes de atacarejo interessadas em comprar a operação.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:        LinkedIn       ,        Instagram        e        Facebook

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade