Grupo Carrefour foca no Atacadão e levanta recursos para equalizar números

Avaliação:

(5 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Grupo pretende vender CDs e lojas e quer acelerar expansão do Sam’s Club e Carrefour Express


Foto: Divulgação

O Grupo Carrefour finaliza uma importante etapa de aquisição das lojas BIG com o término do processo de conversão das 129 lojas. Antecipadas em seis meses da data inicialmente estipulada, as inaugurações não finalizam a missão da gigante varejista.

Agora com as unidades em operação será possível fazer os ajustes necessários conforme cada região. Aliás, a oportunidade de marcar mais presença em novas praças antes não tão intensas foi um dos reforços que a integração trouxe. No Sul, por exemplo, com as novas lojas o Grupo triplicou sua atuação.

Atacadão, rede de atacarejo do Grupo, foi o maior alvo para as conversões com 18 lojas inauguradas em São Paulo, 16 no Rio Grande do Sul e 12 no Paraná. Ao todo, a bandeira possui hoje 344 lojas pelo Brasil e é o principal foco de atenção na esfera de performance, graças ao cenário competitivo que apresenta entre os concorrentes.

Enquanto isso, o hipermercado Carrefour estreou nos estados de Santa Catarina, Alagoas, Bahia e Piauí.

Sam’s Club se integra no plano de expansão com lojas combo

De forma conjunta a essas aberturas, além do Atacadão, o Carrefour também foca seus investimentos na conversão de lojas de proximidade e Sam's Club. Ademais, o Grupo pretende ampliar o modelo de lojas combo onde duas bandeiras diferentes compartilham o mesmo terreno, uma interação que já está presente em 4 projetos, 2 em São Paulo, 1 no Rio de Janeiro e 1 em Minas Gerais. 

A pretensão é que em breve mais 2 iniciativas neste conceito sejam inauguradas tendo o Sam’s Club como residente conjunta – uma na Barra do Tijuca, no Rio de Janeiro, dividindo o espaço com o Atacadão; e uma no BarraShoppingSul em Porto Alegre, que irá partilhar o espaço com uma unidade do Carrefour. Além dessas, também está em avaliação mais 2 projetos, um no interior de São Paulo e um no Nordeste. 

Tal processo auxilia na divisão de custos de energia, estacionamento e impostos, e pode acelerar a expansão do Sam’s Club com menos capex, segundo Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil em entrevista para o NeoFeed. Atualmente, esta marca possui 43 lojas em operação e o plano é dobrar essa base de unidades, entretanto o prazo para esse planejamento ainda não foi revelado. 

Avaliação estratégica e reorganização

Contudo, no 1º trimestre deste ano, além da alavancagem e de uma dívida líquida de R$ 13,8 bilhões, outro ponto de atenção foi levantado com o prejuízo líquido de R$ 113 milhões – a primeira perda desde o IPO (Oferta Pública Inicial) da rede no Brasil em 2017. Entretanto, a receita líquida avançou 30,7%, com alcance de R$ 27,1 bilhões.

Ainda de acordo com Stéphane Maquaire em entrevista para o NeoFeed, no 1º semestre do ano foi realizado um trabalho interno jurídico para a reorganização e identificação dos ativos e agora, sem urgência, será avaliado qual o melhor momento para buscar parceiros. 

Nesse andamento, em maio deste ano o Carrefour deu início a negociação de venda de 5 CDs (Centros de Distribuição) e 5 lojas para Barzel Properties por um valor de R$ 1,3 bilhão em um acordo de sale and leaseback – modelo de venda seguida por uma locação dos imóveis à própria empresa.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram   e   Facebook 

Fonte: Neo Feed

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade