29/05/2025
Grupo Carrefour foca no Atacadão e levanta recursos para equalizar números
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/07/2023
Foto: Divulgação
O Grupo Carrefour finaliza uma importante etapa de aquisição das lojas BIG com o término do processo de conversão das 129 lojas. Antecipadas em seis meses da data inicialmente estipulada, as inaugurações não finalizam a missão da gigante varejista.
Agora com as unidades em operação será possível fazer os ajustes necessários conforme cada região. Aliás, a oportunidade de marcar mais presença em novas praças antes não tão intensas foi um dos reforços que a integração trouxe. No Sul, por exemplo, com as novas lojas o Grupo triplicou sua atuação.
[noticiasRelacionadas]
O Atacadão, rede de atacarejo do Grupo, foi o maior alvo para as conversões com 18 lojas inauguradas em São Paulo, 16 no Rio Grande do Sul e 12 no Paraná. Ao todo, a bandeira possui hoje 344 lojas pelo Brasil e é o principal foco de atenção na esfera de performance, graças ao cenário competitivo que apresenta entre os concorrentes.
Enquanto isso, o hipermercado Carrefour estreou nos estados de Santa Catarina, Alagoas, Bahia e Piauí.
Sam’s Club se integra no plano de expansão com lojas combo
De forma conjunta a essas aberturas, além do Atacadão, o Carrefour também foca seus investimentos na conversão de lojas de proximidade e Sam's Club. Ademais, o Grupo pretende ampliar o modelo de lojas combo onde duas bandeiras diferentes compartilham o mesmo terreno, uma interação que já está presente em 4 projetos, 2 em São Paulo, 1 no Rio de Janeiro e 1 em Minas Gerais.
A pretensão é que em breve mais 2 iniciativas neste conceito sejam inauguradas tendo o Sam’s Club como residente conjunta – uma na Barra do Tijuca, no Rio de Janeiro, dividindo o espaço com o Atacadão; e uma no BarraShoppingSul em Porto Alegre, que irá partilhar o espaço com uma unidade do Carrefour. Além dessas, também está em avaliação mais 2 projetos, um no interior de São Paulo e um no Nordeste.
Tal processo auxilia na divisão de custos de energia, estacionamento e impostos, e pode acelerar a expansão do Sam’s Club com menos capex, segundo Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil em entrevista para o NeoFeed. Atualmente, esta marca possui 43 lojas em operação e o plano é dobrar essa base de unidades, entretanto o prazo para esse planejamento ainda não foi revelado.
Avaliação estratégica e reorganização
Contudo, no 1º trimestre deste ano, além da alavancagem e de uma dívida líquida de R$ 13,8 bilhões, outro ponto de atenção foi levantado com o prejuízo líquido de R$ 113 milhões – a primeira perda desde o IPO (Oferta Pública Inicial) da rede no Brasil em 2017. Entretanto, a receita líquida avançou 30,7%, com alcance de R$ 27,1 bilhões.
Ainda de acordo com Stéphane Maquaire em entrevista para o NeoFeed, no 1º semestre do ano foi realizado um trabalho interno jurídico para a reorganização e identificação dos ativos e agora, sem urgência, será avaliado qual o melhor momento para buscar parceiros.
Nesse andamento, em maio deste ano o Carrefour deu início a negociação de venda de 5 CDs (Centros de Distribuição) e 5 lojas para Barzel Properties por um valor de R$ 1,3 bilhão em um acordo de sale and leaseback – modelo de venda seguida por uma locação dos imóveis à própria empresa.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Muffato moderniza unidade do Max Atacadista no Paraná

Koch expande presença na região metropolitana de Santa Catarina

Grupo DB reinaugura atacarejo em Manaus (AM) com mudanças no layout e ambiente ampliado
