ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20/02/2025
Grandes nomes do varejo concentram seus investimentos na expansão de atacarejos no Ceará
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/01/2024
Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
Nas últimas semanas de 2023, o Carrefour anunciou o encerramento de atividades de diversas lojas da sua bandeira de hipermercados no Ceará . Duas serão convertidas em Atacadão, uma se tornará em breve um Sam’s Club e outra será realmente fechada.
[noticiasRelacionadas]
Esse movimento segue o planejamento anunciado no final de novembro pela empresa que visa a conversão de 40 hipermercados em lojas no formato de atacarejo e do Sam’s entre 2024 e 2026 , sendo que metade dessas conversões estão previstas para esse ano.
Esse “troca-troca” de bandeiras advém da demanda dos consumidores em conjunto aos benefícios de operar com custos baixos e da tendência de crescimento em torno dos atacarejos.
No 3º trimestre de 2023, as vendas brutas da operação do Sam’s Club apresentaram uma alta em relação a 2022 (9,3%), alcançando R$ 1,5 bilhão. Além disso, nesse período a empresa alcançou o marco de 361 unidades do Atacadão e estabeleceu a meta de atingir 470 lojas até 2026.
Segundo Abilio Diniz, um dos principais investidores do Grupo no Brasil, a empresa nunca foi vocacionada para supermercado. Por isso, nos próximos anos o foco será nas bandeiras Atacadão, Sam’s e lojas de proximidade no formato Express.
Crescimento de atacarejos no país
Para Randal Mesquita, especialista em Varejo e Serviços, a revisão de estratégias e do modelo de negócios acompanha o ritmo da nova economia global, que teve a pandemia como uma das maiores influenciadoras no aumento de atacarejos.
Contudo, Randal destaca que esse modelo de negócio passou por uma série de adaptações, entre elas a inclusão de serviços e novas marcas de produtos planejados pela indústria exclusivamente para as vendas em grandes quantidades.
Para este ano, o especialista acredita que os principais desafios no setor serão a boa experiência do cliente, inovação e tecnologia, saudabilidade, bem-estar e a agenda ESG.
Outros gigantes do setor também investem no estado
O Grupo Mateus e o Assaí também têm investido para expandir a presença no Ceará. Para se ter uma ideia, atualmente o Grupo de origem nordestina já possui 13 lojas nesse modelo no estado, enquanto o Assaí abriu quatro unidades na região entre 2022 e 2023.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Lucro do Assaí avança 8,3% e fecha 2024 em R$ 769 milhões

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024
