Grandes nomes do varejo concentram seus investimentos na expansão de atacarejos no Ceará

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

Carrefour planeja a conversão de algumas lojas, enquanto Grupo Mateus e Assaí ampliam sua presença no estado


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Nas últimas semanas de 2023, o Carrefour  anunciou o encerramento de atividades de diversas lojas da sua bandeira de hipermercados no Ceará . Duas serão convertidas em Atacadão, uma se tornará em breve um Sam’s Club e outra será realmente fechada.

Esse movimento segue o planejamento anunciado no final de novembro pela empresa que visa a conversão de 40 hipermercados em lojas no formato de atacarejo e do Sam’s entre 2024 e 2026 , sendo que metade dessas conversões estão previstas para esse ano. 

Esse “troca-troca” de bandeiras advém da demanda dos consumidores em conjunto aos benefícios de operar com custos baixos e da tendência de crescimento em torno dos atacarejos. 

No 3º trimestre de 2023, as vendas brutas da operação do Sam’s Club apresentaram uma alta em relação a 2022 (9,3%), alcançando R$ 1,5 bilhão. Além disso, nesse período a empresa alcançou o marco de 361 unidades do Atacadão e estabeleceu a meta de atingir 470 lojas até 2026.

Segundo Abilio Diniz, um dos principais investidores do Grupo no Brasil, a empresa nunca foi vocacionada para supermercado. Por isso, nos próximos anos o foco será nas bandeiras Atacadão, Sam’s e lojas de proximidade no formato Express. 

Crescimento de atacarejos no país

Para Randal Mesquita, especialista em Varejo e Serviços, a revisão de estratégias e do modelo de negócios acompanha o ritmo da nova economia global, que teve a pandemia como uma das maiores influenciadoras no aumento de atacarejos. 

Contudo, Randal destaca que esse modelo de negócio passou por uma série de adaptações, entre elas a inclusão de serviços e novas marcas de produtos planejados pela indústria exclusivamente para as vendas em grandes quantidades. 

Para este ano, o especialista acredita que os principais desafios no setor serão a boa experiência do cliente, inovação e tecnologia, saudabilidade, bem-estar e a agenda ESG.

Outros gigantes do setor também investem no estado 

O Grupo Mateus e o Assaí também têm investido para expandir a presença no Ceará. Para se ter uma ideia, atualmente o Grupo de origem nordestina já possui 13 lojas nesse modelo no estado, enquanto o Assaí abriu quatro unidades na região entre 2022 e 2023. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn Instagram   Facebook

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade