SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour Atacadão Sam's Club Ceará Grupo Mateus Assaí

Grandes nomes do varejo concentram seus investimentos na expansão de atacarejos no Ceará

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/01/2024


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Nas últimas semanas de 2023, o Carrefour  anunciou o encerramento de atividades de diversas lojas da sua bandeira de hipermercados no Ceará . Duas serão convertidas em Atacadão, uma se tornará em breve um Sam’s Club e outra será realmente fechada.

[noticiasRelacionadas]

Esse movimento segue o planejamento anunciado no final de novembro pela empresa que visa a conversão de 40 hipermercados em lojas no formato de atacarejo e do Sam’s entre 2024 e 2026 , sendo que metade dessas conversões estão previstas para esse ano. 

Esse “troca-troca” de bandeiras advém da demanda dos consumidores em conjunto aos benefícios de operar com custos baixos e da tendência de crescimento em torno dos atacarejos. 

No 3º trimestre de 2023, as vendas brutas da operação do Sam’s Club apresentaram uma alta em relação a 2022 (9,3%), alcançando R$ 1,5 bilhão. Além disso, nesse período a empresa alcançou o marco de 361 unidades do Atacadão e estabeleceu a meta de atingir 470 lojas até 2026.

Segundo Abilio Diniz, um dos principais investidores do Grupo no Brasil, a empresa nunca foi vocacionada para supermercado. Por isso, nos próximos anos o foco será nas bandeiras Atacadão, Sam’s e lojas de proximidade no formato Express. 

Crescimento de atacarejos no país

Para Randal Mesquita, especialista em Varejo e Serviços, a revisão de estratégias e do modelo de negócios acompanha o ritmo da nova economia global, que teve a pandemia como uma das maiores influenciadoras no aumento de atacarejos. 

Contudo, Randal destaca que esse modelo de negócio passou por uma série de adaptações, entre elas a inclusão de serviços e novas marcas de produtos planejados pela indústria exclusivamente para as vendas em grandes quantidades. 

Para este ano, o especialista acredita que os principais desafios no setor serão a boa experiência do cliente, inovação e tecnologia, saudabilidade, bem-estar e a agenda ESG.

Outros gigantes do setor também investem no estado 

O Grupo Mateus e o Assaí também têm investido para expandir a presença no Ceará. Para se ter uma ideia, atualmente o Grupo de origem nordestina já possui 13 lojas nesse modelo no estado, enquanto o Assaí abriu quatro unidades na região entre 2022 e 2023. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn Instagram   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, Atacadão, Sam's Club, Ceará, Grupo Mateus, Assaí, Atacarejo, Nordeste
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados

Lucro do Assaí avança 8,3% e fecha 2024 em R$ 769 milhões

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

ATACAREJO MAX ATACADISTA, DO GRUPO MUFFATOExpansão

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados