SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como a varejista Grupo Ítalo transformou sua área de Trade Marketing

06/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA e-commerce Extra Hiper Assaí

GPA registra lucro no 1º trimestre em linha com o esperado

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/05/2022

Foto: Divulgação

O GPA encerrou o primeiro trimestre do ano com lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 1,39 milhão, ante R$ 113 milhões verificados no mesmo período do ano passado. O resultado não foi tão satisfatório, mas ficou dentro do esperado para o período de transição da lojas. No período, o grupo concluiu a cessão dos direitos de exploração de mais de 40 pontos comerciais do Assaí, referente à venda do Extra Hiper. Considerando essa transação, o lucro líquido das atividades descontinuadas somou R$ 1,5 bilhão.

[noticiasRelacionadas]

O Ebitda ajustado Ccnsolidado totalizou R$ 655 milhões no período, com margem Ebitda ajustada consolidada de 6,5%, queda de 1,1 ponto porcentual ante os três primeiros meses de 2021.

As vendas totais do Novo GPA Brasil somaram R$ 4,2 bilhões no período e excluindo postos chegou a R$ 3,8 bilhões. O resultado ficou em linha com o quarto trimestre de 2021, com a venda mesmas lojas ex postos positiva, mesmo com impacto na ruptura devido aos ajustes logísticos, necessários após o fechamento das lojas de hipermercado (fechamento de 4 CDs e redução de área em outros 4 CDs), e impacto no foco da operação também gerado pela transação das lojas hiper.

De acordo com Marcelo Pimentel, diretor presidente do GPA, o novo ciclo iniciado no GPA Brasil permite a empresa colocar em prática um importante plano de expansão, que prevê a abertura de 200 novas lojas até 2024. “Já abrimos, nesse trimestre duas novas lojas - um Minuto Pão de Açúcar e um Pão de Açúcar Fresh. Temos outras 25 unidades em processo de conversão de hipermercados para Pão de Açúcar ou Mercado Extra e aproximadamente outras 40 lojas do Pão de Açúcar em processo de revitalização, com expectativa de inauguração nos próximos meses”, afirma em relatório.

No e-commerce o GMV foi de R$ 369 milhões, expansão de 19% ante o mesmo período de 2021. Se desconsiderarmos as vendas provenientes dos hipermercados no primeiro trimestre de 2021, o crescimento foi de 44%.

“Nosso negócio de e-commerce alimentar também segue como uma importante avenida de crescimento e vamos continuar a impulsioná-lo suportados por uma estratégia de plataforma aberta e colaborativa, como parte de uma estratégia multicanal”, afirma o executivo.

A empresa informa ainda que segue implementando diversas iniciativas para fortalecer a estratégia digital. Entre elas estão: melhorar a competitividade com a retomada de promoções em categorias específicas como vinho, cervejas, cuidado pessoal, pet shop e outros;  captação de novas vendas com a implementação de hubs logísticos em praças em que ainda não possui lojas físicas como Salvador, Belo Horizonte e Curitiba. Esses hubs irão atender os clientes Pão de Açúcar e Clube Extra, além de todos os parceiros no e-commerce. Além disso, estão previstas melhorias na operação de logística e TI, com a automação do atendimento via WhatsApp e a ferramenta OMS.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn      ,      Instagram      e       Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, e-commerce, Extra Hiper, Assaí
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Assaí aumenta frequência de compras em 59% com app que personaliza ofertasPersonalização

App Meu Assaí: frequência de compras dispara com estratégia de personalização

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentarGestão de Pessoas

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentar

GPA segue expansão do Minuto Pão de Açúcar com abertura de primeira loja em Vinhedo (SP)Varejo de Proximidade

GPA leva bandeira de proximidade para região inédita de SP

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados