SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA proximidade Pão de Açúcar

GPA registra expansão de 15,4% nas vendas totais, para R$ 4,8 bilhões

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/05/2023

Foto: Divulgação

O GPA Brasil registrou desempenho positivo nas vendas do primeiro trimestre do ano, mas terminou o período com prejuízo. As vendas totais consolidada atingiram R$ 4,8 bilhões, expansão de 15,4% sobre o mesmo período de 2022, e, excluindo postos e outros negócios, R$ 4,5 bilhões, alta de 17,5%, impulsionado pela expansão de novas lojas, incluindo as lojas convertidas dos hipermercados, e pela consistente retomada do fluxo de clientes nas lojas de Pão de Açúcar e Proximidade.

[noticiasRelacionadas]

No mesmo período, o grupo registrou prejuízo líquido consolidado das operações de R$ 248 milhões, sendo R$ 269 milhões no Novo GPA Brasil (continuado), R$ (46) milhões no perímetro internacional (Cnova) e R$ 67 milhões das atividades descontinuadas. A dívida líquida atingiu R$ 3,0 bilhões, redução de R$ 1,7 bilhão em comparação com o ano anterior.

Na bandeira Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas atingiram 7,5% (vs. 6,7% no 4T22), estimuladas, principalmente, pelo avanço na estratégia de aumento da penetração de perecíveis, assim como pelo forte crescimento em mercearia básica.

No formato de Proximidade foi mantido o crescimento duplo dígito em mesmas lojas de 12,4% (vs. 17,3% no 4T22), uma desaceleração pontual frente ao período imediatamente anterior devido a retomada do período de férias no litoral após dois anos de medidas restritivas pela pandemia, impactando o formato que tem maior exposição a regiões metropolitanas.

Nas bandeiras mainstream, Mercado Extra e Compre Bem, o crescimento de vendas mesmas lojas foi de 2,2%, com expansão consistente da bandeira mercado Extra, contrabalanceado pelo impacto negativo do reposicionamento comercial da bandeira Compre Bem.

No e-commerce, o GMV foi de R$ 402 milhões no 1T23, crescimento de 7%, excluindo as vendas provenientes dos hipermercados no 1T22. Essa alta é explicada por uma série de melhorias, entre elas, o aumento dos pedidos com entrega no mesmo dia, ampliação das parcerias com plataformas externas, além de iniciativas para ganho de eficiência na operação e melhor experiência do cliente.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,    Instagram    e    Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, proximidade, Pão de Açúcar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Personalização do sortimento: vantagens e complexidadesResultados 1T25

Pressionadas por juros altos, Assaí, GPA, Carrefour e Grupo Mateus priorizam eficiência para manter margens

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setorResultados 1T25

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setor

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciaisStrip Malls

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais

Localizada na Estação Vila Sônia, fachada da primeira loja do Carrefour no metrôExpansão

Carrefour Express chega à primeira estação de metrô em SP e alcança 142 lojas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados