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22/02/2025
GPA registra expansão de 15,4% nas vendas totais, para R$ 4,8 bilhões
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/05/2023
Foto: Divulgação
O GPA Brasil registrou desempenho positivo nas vendas do primeiro trimestre do ano, mas terminou o período com prejuízo. As vendas totais consolidada atingiram R$ 4,8 bilhões, expansão de 15,4% sobre o mesmo período de 2022, e, excluindo postos e outros negócios, R$ 4,5 bilhões, alta de 17,5%, impulsionado pela expansão de novas lojas, incluindo as lojas convertidas dos hipermercados, e pela consistente retomada do fluxo de clientes nas lojas de Pão de Açúcar e Proximidade.
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No mesmo período, o grupo registrou prejuízo líquido consolidado das operações de R$ 248 milhões, sendo R$ 269 milhões no Novo GPA Brasil (continuado), R$ (46) milhões no perímetro internacional (Cnova) e R$ 67 milhões das atividades descontinuadas. A dívida líquida atingiu R$ 3,0 bilhões, redução de R$ 1,7 bilhão em comparação com o ano anterior.
Na bandeira Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas atingiram 7,5% (vs. 6,7% no 4T22), estimuladas, principalmente, pelo avanço na estratégia de aumento da penetração de perecíveis, assim como pelo forte crescimento em mercearia básica.
No formato de Proximidade foi mantido o crescimento duplo dígito em mesmas lojas de 12,4% (vs. 17,3% no 4T22), uma desaceleração pontual frente ao período imediatamente anterior devido a retomada do período de férias no litoral após dois anos de medidas restritivas pela pandemia, impactando o formato que tem maior exposição a regiões metropolitanas.
Nas bandeiras mainstream, Mercado Extra e Compre Bem, o crescimento de vendas mesmas lojas foi de 2,2%, com expansão consistente da bandeira mercado Extra, contrabalanceado pelo impacto negativo do reposicionamento comercial da bandeira Compre Bem.
No e-commerce, o GMV foi de R$ 402 milhões no 1T23, crescimento de 7%, excluindo as vendas provenientes dos hipermercados no 1T22. Essa alta é explicada por uma série de melhorias, entre elas, o aumento dos pedidos com entrega no mesmo dia, ampliação das parcerias com plataformas externas, além de iniciativas para ganho de eficiência na operação e melhor experiência do cliente.
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