ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
GPA encerra o 3º trimestre com expansão e crescimento no e-commerce
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/11/2022
Foto: Divulgação
As vendas totais do Novo GPA Brasil atingiram R$ 4,6 bilhões no terceiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2021 e, excluindo postos, chegou a R$ 4,3 bilhões, resultando em um crescimento de 14,2%, impulsionado pelas lojas convertidas dos hipermercados. Em vendas mesmas lojas o crescimento foi de 6,6%. Na bandeira Pão de Açúcar, a venda mesma lojas atingiu 5,5% no 3T22. No formato de Proximidade o Grupo manteve o crescimento de dois dígitos, com expansão de 21,7%, explicado pelo aumento de vendas no setor de líquidas, padaria e rotisserie, além do aumento contínuo no fluxo das lojas de passagem e maior número de lojas atendendo os parceiros de last miles.
[noticiasRelacionadas]
Nas bandeiras mainstream, Mercado Extra e Compre Bem, o crescimento de vendas mesmas lojas foi de 2%, impactado por um efeito pontual da incorporação do Compre Bem, que trouxe desafios logísticos e de sistemas. No período, a empresa ainda registrou impacto negativo na venda mesmas lojas de postos por conta da conversão de lojas para o atacarejo.
No e-commerce, o GMV foi de R$ 409 milhões, com crescimento de 8% ante o mesmo período de 2021, excluindo as vendas provenientes dos hipermercados no 3T21. Esse crescimento é explicado por uma série de melhorias, entre elas, aumento dos horários de entrega de mesmo dia, nova parceria com o iFood para entrega rápida presente em 30 lojas, além de melhorias operacionais para maior eficiência no picking dos pedidos.
“Fechamos o terceiro trimestre do ano com crescimento de vendas e aceleração da expansão no perímetro do Novo GPA Brasil, além da manutenção do crescimento duplo dígito do Grupo Éxito. O avanço dos resultados do Novo GPA começa a refletir o trabalho que iniciamos há seis meses, focado nos pilares e projetos estratégicos do Grupo com a retomada do ‘básico bem feito’, afirma Marcelo Pimentel, diretor presidente do GPA em comunicado.
No período, o faturamento bruto total consolidado das operações continuadas atingiu R$ 11,6 bilhões, crescimento de 9,5% ante o terceiro trimestre do ano passado, resultado do crescimento de vendas com aceleração da expansão no Novo GPA Brasil e contínuo crescimento duplo dígito do Grupo Éxito. Nos nove primeiros meses do ano as vendas brutas totais foram de R$ 33,7 bilhões.
O Ebitada Ajustado Consolidado totalizou R$ 660 milhões no 3T22 com margem Ebitda Ajustada de 6,3%. No acumulado do ano, o Ebitda Ajustado Consolidado atingiu R$ 2 bilhões; sólida situação financeira, com alavancagem de 1,7x ao fim do trimestre, 0,4x menor na comparação com o 3T21. Posição de caixa do fim do trimestre foi de R$ 3,9 bilhões, 1,7x a dívida de curto prazo da companhia.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA
