ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26/05/2025
GPA acelera desalavancagem ao vender 11 lojas e arrecadar R$ 330 milhões
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 20/06/2023
Foto: Divulgação
O GPA (Grupo Pão de Açúcar) finalizou recentemente a negociação de venda de mais 11 lojas, obtendo um montante de R$ 330 milhões, o que para o CEO Marcelo Pimentel irá auxiliar na redução da carga financeira algo que faz parte do planejamento Grupo para este e o próximo ano.
[noticiasRelacionadas]
O processo também envolverá a venda de outros ativos não essenciais, incluindo a sede da empresa em São Paulo avaliada em R$ 250 milhões e um hipermercado localizado no Rio de Janeiro avaliado no mesmo valor.
Essa transação ocorreu por meio de um contrato de venda e arrendamento posterior, e conforme o acordo, o GPA alugará oito das onze lojas por um período inicial de 15 anos, enquanto as três restantes serão alugadas por 18 anos. A venda foi mais favóravel para o Grupo, com um cap rate de cerca de 9%, em comparação com a venda realizada em 2020 que teve um cap rate de 7,1%. Entretanto, o cenário de juros naquela época era diferente.
Essa venda ocorre pouco mais de um ano após o GPA ter vendido outras 17 lojas por R$ 1,2 bilhão para a gestora Barzel Properties. Em 2020, a varejista também vendeu um pacote adicional de 39 lojas para o fundo TRXF11, arrecadando mais R$ 1,2 bilhão.
Além das vendas de ativos, a redução da carga financeira também será impulsionada por melhorias operacionais, que visam elevar a margem EBITDA que no primeiro trimestre de 2023 foi de 6%, para um intervalo entre 8% e 9% até 2024.
O GPA também tem como objetivo reduzir o excesso de estoque em suas lojas e vender sua participação no Grupo Éxito assim que o processo de separação do ativo for concluído. No final do primeiro trimestre, a alavancagem do GPA estava em 2,7x, com uma dívida líquida de R$ 3 bilhões e um EBITDA de R$ 1,1 bilhão nos últimos doze meses.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais

Grupo São Luiz inaugura unidade da bandeira Mercadão na Região Metropolitana de Fortaleza

Rede Andreazza abrirá supermercado em imóvel que era do Carrefour
