ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/02/2025
Gamificação é aposta para engajar colaboradores
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/01/2023
Foto: Stock Adobe
Cada vez mais a Inteligência Artificial (IA) tem ganhado espaço como ferramenta para ajudar os colaboradores a melhorarem suas performances durante o treinamento. Levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), que compõe o relatório Future of Jobs, mostrou que apesar de empregadores demonstrarem a intenção de oferecer requalificação e atualização para 70% de seus funcionários, apenas 42% dos empregados estão dispostos a receber esta oportunidade de atualização profissional.
[noticiasRelacionadas]
Com isso, cresce a expectativa de que setores ainda pouco familiarizados com essas tecnologias emergentes, como a própria IA, apostem na recomendação automática de conteúdo e gamificação ao longo deste ano.
De acordo com o fundador da Beedoo, plataforma de comunicação e capacitação para equipes operacionais, Álvaro Manzione, em média, as empresas estimam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de uma nova requalificação a cada seis meses. Além disso, 94% dos líderes empresariais esperam que seus funcionários adquiram novas habilidades no trabalho o quanto antes. “Suprir uma demanda com este volume e nesta velocidade é uma tarefa praticamente impossível de ser executada pelos métodos tradicionais de treinamento. Por isso, as empresas estão buscando a cada dia novas tecnologias e metodologias de ensino profissional”, diz.
Ainda segundo ele, o uso da inteligência artificial para recomendação automática de conteúdo ganha relevância porque ela automatiza a avaliação e, na medida em que identifica o ponto no qual o trabalhador precisa aumentar o conhecimento e melhorar a eficiência, o próprio sistema se encarrega de enviar conteúdos personalizados.
O sistema de treinamento do Beedoo tem como base um modelo de ensino chamado “Fastlearning”, composto por quatro pilares: conteúdos atrativos usando micro aprendizado, gamificação para recompensa de esforço, aprendizagem coletiva (colaborativa) e distribuição fluída de conteúdo personalizado.
“Com essas quatro técnicas combinadas, as empresas conseguem aumentar o alcance dos conteúdos, a absorção e o entendimento. Por esta razão, os gestores, as áreas de treinamento e os profissionais envolvidos em capacitação para equipes de atendimento a clientes estão mudando definitivamente a forma de produção e distribuição de conteúdo nas operações", afirma Manzione.
A gamificação é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Ela se baseia no game thinking, conceito que abrange a integração da gamificação com outros saberes do meio corporativo e do design.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Expansão e empregabilidade: Pague Menos fez mais de 4.800 contratações em 2024

Varejo alimentar cresce 5,4% e atinge R$ 1,27 trilhão em 2024

Prevenção com propósito: Iquegami inspira com campanha inovadora
