SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

19/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Kantar Frequência de Compra Supermercados Atacarejo

Conheça 7 categorias com queda na frequência de compras

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/08/2019

O cenário do consumo segue bastante desafiador. Dados do levantamento Consumer Thermometer, realizado pela Kantar, mostram que, nos primeiros meses deste ano, a instabilidade política e econômica segue causando impactos na performance dos produtos de consumo de massa nos lares brasileiros. No período de três meses entre março e maio de 2019, houve uma redução de 9% na frequência de compra, o que representa a maior queda da série histórica do levantamento.

[noticiasRelacionadas]

As categorias que mais perderam participação na cesta de compras do brasileiro foram: chá pronto (-24%), cera para assoalho (-22,2%), bebida de soja (-14,3%), limpador com brilho (-14,3%), polpa e purê de tomate (-13,3%), leite pasteurizado (-13%), sobremesa pronta (-12,5%), suco em pó (-11%) e limpa vidros (-9,1%). 

Categorias em alta

Por outro lado, algumas categorias elevaram presença no carrinho de compras no trimestre encerrado em maio. As dez principais são: petit suisse (+11,1%), produtos para barba (+10%), limpador sanitário (+9,1%), molho para salada (+8,3%), lanche pronto (+7,7%), catchup (+6,3%), deo-colônia (+6,3%), desinfetante (+5,6%), hambúrguer (+5,6%) e leite fermentado (+4,8%).

"Apesar de cenário de retração, algumas tendências se consolidam no mercado nacional. São elas: a preferência pelas categorias práticas e de indulgência que continuam conquistando novos lares no Brasil, e o crescimento do atacarejo como canal de compra", analisa Giovanna Fischer, diretora de marketing e insights da Kantar.

O departamento de mercearia doce teve saldo positivo de 2% em volume de unidades no ano acumulado. Nesse período, sorvete, leite fermentado e azeite registraram aumento na presença nos carrinhos dos brasileiros. Analisando os primeiros cinco meses de 2019, ganharam espaço também suco pronto e maionese.

Atacarejo avança novamente

Entre os canais de compra, novamente destaque para o atacarejo, que ganhou mais 2,5 pontos de penetração entre março e maio deste ano. Os supermercados de conveniência também tiveram bom desempenho, com avanço de 2,1 pontos de penetração no mesmo período.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

 
COMPARTILHAR
TAGS:Kantar, Frequência de Compra, Supermercados, Atacarejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Supermercados BH compra rede regional do Espírito SantoFusões e Aquisições

Supermercados BH volta a adquirir rede regional uma semana após compra do Bretas em MG

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados