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21/02/2025
Fornecedores mostram quais as novidades para seu mix neste fim de ano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/09/2022
Panetones
Parati
NOVIDADES: no ano passado, a empresa lançou o Choco Max com 40% mais chocolate. Neste ano, a Parati traz nova versão, no sabor avelã, com mais gotas, não só de chocolate, mas também de avelã. A linha deve representar 10% das vendas da empresa.
SORTIMENTO RECOMENDADO: nas lojas pequenas, a empresa sugere os campeões de vendas, os panetones tradicionais de frutas cristalizadas e de gotas de chocolate. Nas demais, todo o portfólio, com destaque para inovações como o Choco Max.
INVESTIMENTOS: a Parati vai trabalhar com plano de mídia 360o que contará com merchandising na TV, influenciadores digitais, mídias sociais e degustação nas lojas. Disponibilizará também um enxoval completo de material de ponto de venda, celebrando o Natal e também seus 50 anos.
20% expectativa de crescimento para este ano
70% das vendas se concentram nos panetones tradicionais de frutas
90% das pessoas que provaram os panetones Parati revelaram intenção de compra
Fonte: Pesquisa The Insider 2021
Panco
NOVIDADES: um dos lançamentos para 2022 é o panetone sabor strudel de maçã, uma edição comemorativa do aniversário de 70 anos da Panco. Outra novidade é o sabor tiramissu em embalagem para presente. A versão banoffee também ganha nova embalagem.
SORTIMENTO RECOMENDADO: segundo a empresa, as versões mais vendidas são a tradicional, com os sabores frutas cristalizadas e gotas de chocolate e a linha Inspirações, no sabor banoffee.
INVESTIMENTOS: a Panco vai investir em promoções nas lojas, nas redes sociais, na mídia e nos e-commerce dos varejistas.
“Acreditamos que a linha Inspirações crescerá ainda mais em vendas neste ano, pois está incluída no nicho de mercado de presentes, que vem crescendo a cada ano”
Marta Santos - Diretora comercial e de marketing e trade da Panco
Nestlé
NOVIDADES: este ano a empresa optou por não trazer lançamentos e destacar os grandes sucessos dos anos anteriores, mantendo a mesma linha, com itens como os panetones nos sabores alpino, prestígio e talento.
INVESTIMENTOS: a Nestlé vai concentrar seus esforços nas mídias digitais, apostando nas redes sociais. A empresa também manterá um trabalho bem próximo com o varejista, por meio de seus promotores de vendas espalhados por o todo Brasil.
“Temos observado que as pessoas estão aproveitando todas as oportunidades de celebração depois de tanto tempo dentro de casa. O Natal é uma época especial que une as pessoas, e os panetones materializam essa celebração entre amigos e familiares”
Fernanda Tartarella - Gerente de marketing da Nestlé Biscoitos
Casa Suíça
NOVIDADES: a empresa trará novos sabores da linha de recheados, escolhidos por meio de pesquisa realizada com 500 consumidoras. Além dos que já existem - trufado, 3 chocolates e romeu e julieta, entrará no mercado com os sabores fondue de chocolate com morango, brigadeiro e beijinho, creme de avelã com cacau e dark. As linhas tradicionais, zero, e zero feito com farinha integral, ganharam novas embalagens para presentear, com tag presenteável “De: /Para:” na parte superior das caixas.
SORTIMENTO RECOMENDADO: para hiper e super a empresa recomenda o portfólio completo, com variedade, SKUs premium e gramaturas maiores, 700 g e 1 kg. Já para as lojas de vizinhança, um sortimento limitado, com foco nos itens de maior giro. Atacarejos podem também apostar nos produtos de maior giro de Casa Suíça e com a marca exclusiva Vivale.
INVESTIMENTOS: Como no ano passado, em 2022 a empresa estará presente em todas as plataformas digitais com investimentos para a campanha de Natal.
25% crescimento em 2021 em relação ao período anterior, número que a empresa espera superar este ano
Bauducco
NOVIDADES: a empresa resgata para este ano o Chocottone® Maxi Avelã para público jovem e aposta em embalagens presenteáveis com novas latas de panetone e chocotone.
SORTIMENTO RECOMENDADO: a Bauducco recomenda um portfólio diversificado para atingir todos os gostos, públicos e bolsos, com produtos da linha tradicional, cestas, linhas especiais e premium.
INVESTIMENTOS: a marca vai levar experiências visuais e ativações para dentro das lojas, com exposições e materiais diferenciados. “Um dos pontos fortes do ano passado foi o paredão amarelo, que traduz a experiência da celebração para os consumidores,” comenta a gerente executiva. Para este ano, a Bauducco está desenvolvendo novas versões desse tipo de ativação.
“Os panetones salgados cresceram entre 2021 e 2020 e a previsão é de mais crescimento neste ano”
Juliana Corá - Gerente executiva da Bauducco
Azeitonas
Vale Fértil
NOVIDADES: para todas as lojas, a empresa sugere as linhas tradicionais com caroço, sem caroço, fatiadas recheadas e temperadas, nas embalagens vidros e nas econômicas em sachês. Nos atacarejos, além das linhas tradicionais, as azeitonas premium e a linha sachê (principalmente de 1,01 kg). Nas lojas de vizinhança e premium, recomenda agregar valor com toda a linha premium, de temperadas e recheadas especiais.
9% crescimento no segundo semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020
“Estamos confiantes nos resultados, tanto pela Copa do Mundo, que servirá de uma alavanca positiva, como pelos números positivos da economia. Além disso, agregamos uma previsibilidade antecipada para não correr riscos de desabastecimentos de insumos”
Marcelino Campos Vidal Junior - Diretor comercial da Vale Fértil
Molhos
Cepêra
NOVIDADES: a principal novidade é a linha “Moooolho de verdade”, em que o ingrediente protagonista é o tomate, sendo um produto mais natural, saudável, em embalagens da Tetra Pak Recart de 390 g. Até o final do ano a empresa trará vários lançamentos com a tecnologia recart, cuja embalagem tem um peso 60% menor que a lata e ocupa até 30% menos espaço nas prateleiras quando comparada a latas e garrafas de vidro.
SORTIMENTO RECOMENDADO: a empresa recomenda uma análise do comportamento de vendas na data festiva dos anos anteriores para não sobrecarregar as gôndolas com excesso de produtos. Para auxiliar o varejista a montar seu mix, a Cepêra oferece opções variadas com mais de 150 skus que atendem a todas as necessidades.
45% crescimento em média no ano passado nesse período, e a expectativa é manter os mesmos índices
“Estamos confiantes, acreditamos que os níveis de consumo devem aumentar para as festas de final do ano. Mesmo em tempos de orçamento restrito, o brasileiro não dispensa uma boa comemoração, ainda que tenha que experimentar novas apresentações e até mesmo versões do produto que habitualmente consome”
César Santos - Diretor comercial Brasil da Cepêra
Carnes
Frimesa
NOVIDADES: a empresa preparou três novidades na linha Ceia Prática Frimesa. São duas novas versões do pernil temperado, uma no sabor vinho e outra no sabor cebola caramelizada. Os produtos serão vendidos em peça de 1,5 kg. Outra novidade é na linha de lácteos com o queijo do Reino, em lata comemorativa para presentear.
SORTIMENTO RECOMENDADO: o presunto tenro, chamado tender, e a ave natalina são os que mais vendem, segundo a empresa, que tem apostado em outras opções, como o pernil temperado e a copa lombo temperada, que agregam valor às vendas.
INVESTIMENTOS: entre outubro e novembro, a Frimesa direciona toda a sua comunicação para produtos de fim de ano. A estratégia gera uma lembrança maior da marca e remete o consumidor à compra de outros produtos.
12% em volume expectativa de aumento das vendas com os produtos natalinos, uma base maior que do ano passado, que teve alta de 10%, segundo Carlos Roberto Martins, gerente nacional de vendas da Frimesa
“Sempre somos otimistas em relação ao fim de ano. O consumidor mantém uma reserva para gastar, até para se compensar pelo ano de bastante sacrifício”
Mauro Strey Kramer - Gerente da divisão comercial da Frimesa
“Para gerar conhecimento sobre os produtos da Ceia Prática Frimesa, combinamos os investimentos em mídias sociais, digitais e TV aberta”
Elis D’Alessandro - Gerente de marketing da Frimesa
Copacol
NOVIDADES: a linha de tilápias é a que mais tem sido vendida, e a empresa aposta nas postas e nos filés desse peixe, além dos aperitivos como sticks e iscas. A Copacol também vê potencial no portfólio com os filés empanados, a linha Mar e a linha Rio.
INVESTIMENTOS: o varejo contará com a equipe de trade da Copacol para ajudar na exposição, e com ativações na loja, patrocínio em portais de conteúdo e de influenciadores.
“Com a Copa do Mundo, que vai até 18 de dezembro, acreditamos em um fim de ano ainda mais festivo, que trará incremento às vendas. Os peixes vêm ganhando status na mesa do brasileiro graças ao seu apelo saudável e esperamos uma manutenção dos volumes, mesmo com a questão financeira do consumidor”
Alessandro Guerra - Gerente de marketing da Copacol
Bebidas
Cantu
NOVIDADES: a empresa trará cinco kits de fim de ano, com brindes e comunicação voltada para as festas. SORTIMENTO RECOMENDADO: para super, bebidas até 250 reais; hiper até 100 reais e atacarejos entre 30 e 80 reais.
INVESTIMENTOS: a empresa oferece todo o apoio ao ponto de venda com equipe grande de promotores, direcionados por canal, e mais de 100.000 materiais distribuídos no fim do ano, além de ofertas comerciais.
30% expectativa de crescimento entre novembro e dezembro deste ano
“Espumante e Rosé são as duas subcategorias que pesam bastante nas festas de fim do ano, representando 40% das vendas, mas o período ainda é dominado pelos vinhos tintos”
Emil Lecamp - Gerente de marketing da Cantu
Garibaldi
NOVIDADES:Vinhos - para super e hiper, a empresa recomenda vinhos de mesa tinto e branco 750 ml, seco e suave, até 25 reais; vinhos finos de entrada branco, rosé e suave; de cortes e os vinhos varietais de 35 a 40 reais. Em atacarejos, a aposta são vinhos de mesa tinto/branco 750 ml, seco e suave, até 20 reais; vinhos de mesa em embalagens de 1 e 1,5 L até 30 reais; vinhos finos de entrada branco, rosé, suave e de corte, em embalagens de 1 L; e varietais entre 35 a 40 reais. Já em lojas de vizinhança, vinhos finos de entrada - branco, rosé, suave e de corte, e vinhos varietais de 35 a 40 reais; e vinhos de categoria premium, acima de 80 reais, com destaque para tintos varietais e corte exclusivos.
Destilados - as lojas nos formatos super e hiper podem incluir em seu sortimento de produtos de entrada, com valores de 25 a 30 reais, as bebidas premium, de 100 a 120 reais. Para os atacarejos a recomendação são produtos com boa relação custo-benefício, como Moscatel, Demi-Sec e Brut, sendo que preços entre 25 e 40 reais tendem a ter maior giro. Já nas lojas de vizinhança itens como Moscatel Branco e Rosé, Brut Branco e Rosé, e Extra-Brut, além de linhas mais premium, com preço médio entre 30 e 70 reais, que tendem a chamar a atenção do consumidor e melhorar a performance da loja. As dicas são de Maiquel Vignatti, gerente de marketing da Garibaldi.
INVESTIMENTOS: a empresa vai investir nas lojas com promotores e degustadores. Irá ainda impactar o consumidor com investimentos em redes sociais, sites de notícias, blogs, rádios de 13 Estados, além do programa Pânico.
Casa Flora Importadora
NOVIDADES: a Flora terá kits para presentear com taças, decanters e até swarovski, além das tradicionais caixas de madeiras com vinhos de até 1,5 L (opção para os colecionadores) e das linhas consagradas no exterior como a Bottega, que traz embalagens sofisticadas para presente.
SORTIMENTO RECOMENDADO:
Vinhos - supermercados de porte médio podem apostar nos vinhos Cabernet Sauvignon da Vinícola Santa Carolina, Pata Negra, e nos produtos da Vinícola Norton, entre eles o Porteño. Atacarejos devem optar pelos itens mais econômicos, como embalagens de 1,5 L ou mesmo o bag in box, ideal para clientes transformadores, que venderão o vinho em taça. Já as lojas premium devem investir em um sortimento mais amplo e de maior valor agregado, como Garrafeira dos Sócios, ícone da vinícola Carmim, e na linha de Itália. A empresa alerta que a uva Cabernet Sauvignon é a de maior venda e a Malbec, uva de maior lembrança pelo consumidor, e não podem faltar. Para vinho branco, privilegiar Sauvignon Blanc e Chardonnay e apostar em Cabernet Franc.
Destilados - o Gin é uma aposta para o verão, até pelo seu nível mais baixo de calorias, mas os licores são muito bem consumidos e o uísque é um clássico sempre em evidência. O destilado cresce na elaboração de drinks, movido pelas cartas de restaurantes, bares e hotéis. “A Casa Flora tem marcas acessíveis que podem ser vendidas em diferentes lojas, mas o uísque Whyte Mackay é indicado para lojas premium,” diz Nayara Agostinho, gerente da categoria vinhos.
INVESTIMENTOS: a empresa conta com equipe de vendas preparada para dar consultoria a cada cliente e elaborar em conjunto um plano de negócios. No Natal, as lojas contarão também com equipe de merchandising nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para apoiar melhor execução em loja.
“Acreditamos no desenvolvimento ainda maior da categoria de vinhos, com destaque para o Natal. No pós-pandemia, vimos o consumo per capita aumentar dos tradicionais 2 L per capita para 3,1 L per capita. Além disso, a categoria vem ganhando novos consumidores”
Paulo Amalfi - Gerente da categoria vinhos da Casa Flora
Fotos: Divulgação / Freepik
Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de setembro/2022
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