SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercado captura 3 mil novos clientes com estratégia baseada em dados

03/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Cantu vinho SKU Wine

Fornecedor multiplica vendas com SKUs desenvolvidos sob medida para o varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/09/2022

Foto: Divulgação

A empresa já vinha acelerada nas vendas antes da pandemia, deu um salto triplo em 2020 com avanço de 60% e, mesmo com base alta, cresceu mais 35% em 2021 e outros 17% no primeiro semestre deste ano. Trata-se da importadora de vinhos Cantu, do Grupo Wine, líder no ranking de importação da bebida para o Brasil. Há anos a Cantu desenvolve SKUs específicos para o varejo alimentar, de acordo com o perfil de cada loja, e transfere conhecimento na definição do sortimento, precificação, exposição, campanhas promocionais, controle de estoques e ruptura.

[noticiasRelacionadas]

“Identificamos o que o varejista precisa e realizamos uma venda personalizada", diz Peterson Cantu, CEO e fundador da companhia, hoje membro do conselho do Grupo Wine. “O nosso interesse é favorecer volume e margem, para manter uma parceria de longo prazo”, acrescenta.

Com origem em uma importadora de frutas, a Cantu foi criada a partir da iniciativa de um funcionário sediado no Chile. Ele articulou um encontro com a famosaVinícola Ventisquero para propor a venda dos vinhos da casa no mercado brasileiro. Os dois lados gostaram da ideia e a parceria foi formada, garantindo exclusividade da Cantu na representação da Vinícola.

Três anos depois, em 2007, a empresa sentiu necessidade de ampliar a carta de vinhos e buscou outros fornecedores, entre eles, a igualmente famosa vinícola Susana Balbo, da Argentina, com quem também firmou contrato de exclusividade. Na sequência, ampliou o leque com parcerias em Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos, Austrália, totalizando 14 origens e um portfólio que chega hoje a mais de 400 rótulos, a maioria reconhecida e premiada internacionalmente.

Quando nasceu, há 18 anos, a Cantu trouxe rótulos de entrada, que ajudaram a desenvolver o mercado. Depois, introduziu os vinhos de preço médio e os de maior valor que continuou (e continua) a expandir o consumo.

E qual foi o pulo do gato?

Desenvolver com as vinícolas SKUs para atender os diferentes canais e seus diferentes públicos.

Dois exemplos: com a Ventisquero, a Cantu desenvolveu no Brasil o rótulo Chilano, que está entre os cinco vinhos chilenos mais vendidos do País. Com outro fornecedor, trouxe Quinta de Bons Ventos, o tinto português também mais vendido por aqui.

Neste ano, o foco tem sido desenvolver rótulos e embalagens específicos para o canal atacarejo. Um deles já está a caminho, o rótulo Explorador, também da Ventisquero, que terá embalagem de 750 ml. No primeiro semestre deste ano, a empresa vendeu 550 mil garrafas para osatacarejos.

“Temos vinhos de todas as faixas de preço, porém somos mais pautados no preço médio, que atinge uma camada extensa de consumidores”, comenta Julio Vargas, Head de negócios. “O importante éoferecer uma boa relação entre qualidade e preço”, pontua.

A importadora tem uma equipe de vendedores que são consultores de vinho e capazes de fazer treinamentos, além de um time de trade, que atende 1 mil pontos de venda por mês (2 a 3 vezes por semana).

Com centros de distribuição em Recife, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, além de um CD principal em Santa Catarina, a empresa tem distribuição própria e velocidade na entrega. “Dispomos de uma logística robusta que nos permite atender mais de 15 mil pontos de venda, de uma carteira de mais de 15 mil clientes”, orgulha-se Julio Vargas.

Peterson Cantu complementa: “o cliente está sempre no centro das negociações e da flexibilidade comercial.”

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                              LinkedIn                                                                                              ,                                                                                              Instagram                                                                                              e                                                                                               Facebook

 

COMPARTILHAR
TAGS:Cantu, vinho, SKU, Wine
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Estudos apontam para um aumento de 8% no consumo de vinho em lata no mercado brasileiroBall Corporation

Estudos apontam para um aumento de 8% no consumo de vinho em lata no mercado brasileiro

Coop lança novidade para ser reconhecida em categoria que cresce 11% ao anoCoop

Coop lança novidade para ser reconhecida em categoria que cresce 11% ao ano

Varejistas como Carrefour, Walmart, Tesco e Kroger transformam a experiência de compra Carrefour

Varejistas como Carrefour, Walmart, Tesco e Kroger transformam a experiência de compra

Cantu inclui vinho português Calamares em seu portfólioCantu

Cantu inclui vinho português Calamares em seu portfólio

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados