Fidelidade do consumidor, retenção de talentos e melhora financeira são benefícios dessa estratégia de longo prazo nos supermercados

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Além dessas, há outras duas vantagens que o varejo alimentar pode obter se começar a olhar com atenção para essas questões


Foto: Adobe Stock

Quando falamos em ESG (na sigla em inglês, meio ambiente, social e governança) muitos supermercadistas ainda avaliam que se trata de algo distante do seu dia a dia, dos seus consumidores e dos funcionários. Mas, o que começa pequeno um dia pode se agigantar. E tudo índica que as práticas associadas a essas três letrinhas serão um componente a mais no complexo processo de decisão de compras dos clientes. Para clarificar o quanto o tema impacta o futuro do setor, a SA+ Ecossistema de Varejo selecionou alguns pontos em que ele pode diferenciar sua empresa. Para debater mais o tema, também realizaremos um programa Papo de Varejo nesta quarta-feira, dia 21/06, às 19h, com a presença de executivas do GPA e da Mondelez , empresa dona de marcas como Lacta, Oreo, Tang, etc. (clique aqui para ver como assistir ).


Confira os 5 principais aspectos do ESG que contribuem positivamente para sua empresa:


1. Fidelização de clientes: atualmente, os consumidores estão ampliando suas preocupações sobre sustentabilidade e responsabilidade social, algo que reflete em suas escolhas de compras. Eles esperam que as marcas e as empresas atuem de forma responsável, adotem práticas associadas ao ESG em suas operações e trabalhem com produtos que cumpram essas expectativas em seu sortimento. Ao atender esse anseio do público, os supermercados (e também as indústrias de bens de consumo) melhoram sua reputação e conquistam a confiança dos clientes, aproximando-se ainda mais daqueles que pesam sobre esses fatores em seu processo de decisão de marcas e lojas.


2. Retenção e engajamento de colaboradores: a adoção de práticas de ESG impacta
positivamente a motivação e o desejo de permanecer na empresa dos funcionários, desenvolvendo entre eles um sentimento de orgulho e propósito. Dessa forma, os times se sentem felizes por trabalhar em uma companhia comprometida com o meio ambiente e a responsabilidade social, o que contribui para aumentar a produtividade.

3. Impacto social positivo: os supermercados têm um papel essencial no desenvolvimento das comunidades próximas às suas lojas. Uma vez que isso é cumprido, a empresa dá um importante passo para a fidelização dos consumidores locais. Nesse sentido, algumas práticas são impulsionar produtores rurais e fornecedores da região, ajudando-os a atuar de forma ética, e promover a diversidade dentro da própria empresa, entre outras iniciativas.

4. Preservação ambiental: devido à extensa cadeia de abastecimento da qual faz parte, os supermercados têm um grande impacto sobre o meio ambiente. Daí a necessidade de contribuir para reduzir a emissão de carbono, minimizar desperdícios e investir em soluções energéticas sustentáveis – apenas para citar algumas possibilidades.

5. Melhora na performance financeira: estudos mostram que empresas com forte performance em ações voltadas ao meio ambiente, ao social e à governança são mais atrativas para investimentos, além de alcançar rentabilidade ao longo prazo. Ao atuar de maneira sustentável, as redes varejistas podem reduzir custos e otimizar o processo de produção e recebimento de mercadorias do começo ao fim. Além disso, é possível mitigar riscos operacionais oriundos de alterações regulatórias e da própria mudança climática, que podem levar a disfunções na cadeia de abastecimento de produtos.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn,     Instagram     e     Facebook 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade