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22/02/2025
Ferramentas de gestão de estoque permitem reduzir drasticamente rupturas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/05/2023
Foto: Adobe Stock
A tecnologia tornou-se primordial para a evolução do varejo, porém muitos varejistas ainda não usufruem dessas soluções que facilitam tanto sua gestão e ajudam a aumentar a lucratividade do negócio. Elas podem ser a peça-chave para uma das maiores dores do varejo: a ruptura. Desde a definição do sortimento, um dilema entre tantas marcas e produtos disponíveis no mercado, ao controle do estoque, os softwares se revelam grandes parceiros.
Ruptura zero
Grande vilã do varejista, a ruptura pode ser minimizada com ferramentas adequadas. Porém não vale a pena perseguir a ruptura zero, na opinião do consultor Alberto Serrentino, pois demandaria um custo insustentável. “Rodar com estoque elevado para dar segurança vai aumentar a queda porque os produtos têm prazo de validade. Essa abordagem vai aumentar o custo do carregamento desse estoque, afetando a margem e o resultado do negócio. O ponto ótimo é sempre minimizar o estresse do cliente e o custo para a empresa. A IA pode ajudar a encontrar esse ponto ótimo”, explica.
Serrentino diz que a IA mapeia os produtos e suas respectivas marcas que os clientes não substituem, resultando em frustração, quais têm trocas aceitáveis e quais são de compra ocasional e eventualmente uma ruptura não afeta muito. “Quanto mais o varejista desce na granularidade, mais precisa de tecnologia e inteligência para conseguir tomar decisões em cima de tantas variáveis”, pontua.
O básico bem administrado: “Ter dados granulares na nuvem, e não operar com um sistema comercial robusto e engessado, é que fará a diferença nessa busca”
Alberto Serrentini, consultor de varejo e fundador da Varese Retail
Inteligência na tomada de decisão
Lauro Bueno, especialista em pricing e gestão de categorias no varejo, CEO da Unitrier Assessoria em Varejo e da Unexx Retail Tech, pontua que plataformas baseadas em inteligência artificial fazem essa leitura e trazem de maneira mais eficiente e otimizada para o comprador ou para o gerenciador de estoques informações sobre os potenciais produtos que vão ter ruptura ou, efetivamente, aqueles que já estão em ruptura e que precisam de abastecimento. “Muito mais do que trazer o apontamento, algumas ferramentas permitem fazer o pedido, a sugestão de compra e integrar com a própria indústria ou fornecedor”, ressalta.
Para o especialista, tão importante quanto ter uma tecnologia na retaguarda é quem a opera. “O comprador, o gestor de estoques ou quem faz a negociação precisa ter essa capacidade analítica de tomar decisão, pois a ferramenta de inteligência artificial traz muitos apontamentos, mas o usuário precisa fazer essa leitura e tomar decisão a partir deles”.
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Foto: Adobe Stock
Abastecimento assertivo
Digitalizar o “chão de loja” é sugestão de Salvador, do Grupo Salv, para reduzir a ruptura por abastecimento. “É enviar atividades via aplicativos para que os promotores e repositores realizem as conferências diárias de gôndola e no estoque”, comenta. Em relação ao abastecimento entre varejo e fornecedor, especialmente aqueles que ficam distantes das lojas ou dos CDs, a IA também pode ajudar. O executivo cita como exemplo abastecer as plataformas com indicadores de geolocalização de fornecedores para que haja sinergia logística entre loja ou CD e fábrica/fornecedor.
Para Lauro Bueno, a base de tudo é ter um cadastro bem-feito de classificação mercadológica e ter informação confiável do estoque. “A partir do momento que o varejista tem informação confiável do controle de estoques, é possível fazer esse gerenciamento de acordo com a frequência de compra do fornecedor com a frequência de entrega de abastecimento”, destaca.
A AI possibilita uma troca de informações ágil e confiável do estoque, além de uma sinergia logística entre loja ou CD e fornecedor
Matéria originalmente publicada na edição de abril da SA+ .
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