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Matriz Lojas Desafio Ferramenta Distribuição

Ferramenta facilita controle loja a loja dos acordos comerciais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/01/2020

Matéria publicada por SA Varejo em julho do ano passado indica que de 30% a 45% dos acordos comerciais não são executados , de fato, nas filiais, sobretudo quando envolvem espaços extras. Automatizar processos é uma necessidade, e uma das soluções disponíveis ao varejo é oferecida pela Moki .

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A ferramenta permite à área comercial inserir informações sobre quais espaços serão ocupados em cada loja e o que deve ser exposto neles. “Isso é importante, pois as exposições podem variar de filial para filial”, explica Guilherme Werneck, CEO da Moki. A pessoa responsável de cada unidade precisa inserir foto da montagem do espaço conforme estabelecido e enviar à matriz com as devidas justificativas, caso, por exemplo, a execução não tenha acontecido da forma programada. “Isso permite ao varejista comprovar que a negociação foi cumprida, o que ajuda no recebimento das verbas acordadas com o fornecedor”, comenta.

MONITORAMENTO
A execução dos espaços é acompanhada por fotos e por parâmetros inseridos na solução

Paradigmas dos acordos
Segundo Werneck, essas são as principais dificuldades enfrentadas pela matriz na execução dos pontos extras nas lojas

  • “A distribuição dos acordos para cada loja é muito trabalhosa, pois não consigo montar um check-list diferente para cada uma”
  • “Não consigo comprovar a execução dos acordos comerciais”
  • “Nem sempre recebo integralmente a verba combinada por falhas na execução”
  • “Não tenho um inventário confiável e atualizado de espaços extras comercializáveis”
  • “É difícil identificar onde ocorreram problemas no supply”
  • “É complexo compartilhar as informações sobre a disponibilidade/preço dos itens dos encartes/tabloides”
  • “Não sei quais espaços contribuem mais para conversão em vendas”

Outras funcionalidades
A solução abrange outras funcionalidades para o varejo que podem ser utilizadas em praticamente todos os setores: do RH até operações. Conheça alguns desses outros benefícios oferecidos pela ferramenta:

  • Check-list de tarefas
  • Validação dos números da empresa x números de terceiros ou número de mercado
  • Check-list responsivo, que trabalha com Internet das Coisas (IoT). Por exemplo, abertura automática do cofre em determinado horário ou checagem da temperatura da câmara, também eletronicamente, a cada três horas
  • Análise preditiva a partir do cruzamento de todos os dados disponíveis – internos e externos. Isso permite construir cenários futuros, como riscos fiscais ou trabalhistas, se as metas serão cumpridas ou não, entre outros

Principais dúvidas e necessidades do varejista

Na área operacional

  • “Meu processo de levantamento é lento, nem sempre consigo consolidar os relatórios”
  • “Não sei quem fez e quem não fez, a frequência se perde e, com isso, nossos números ficam comprometidos”
  • “Tenho muita dificuldade em construir indicadores rapidamente e compartilhá-los com todos os níveis de gestores da empresa”
  • “Tenho analistas exclusivos para consolidar dados levantados nas lojas e mesmo assim não tenho agilidade”
  • “É muito difícil acompanhar os planos de ação que montamos para as lojas, eles acabam se perdendo”

Na validação de relatórios da loja

  • “Nunca comparei os levantamentos de campo com os indicadores da loja. Não tenho tempo nem equipe para isso”
  • “Comparo indicadores da operação com os levantamentos de dados de perdas e da vigilância sanitária, mas o esforço e o tempo despendidos são enormes”
  • “Não sei onde estão os dados que eu gostaria de cruzar com meus levantamentos. Quando peço ajuda para TI o processo fica lento”

 

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TAGS:Matriz, Lojas, Desafio, Ferramenta, Distribuição
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