SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA Resultado Assaí Extra Pão de Açúcar Atacarejo

Faturamento do GPA avança 15% no primeiro trimestre

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/04/2020

O GPA fechou o primeiro trimestre deste ano com receita bruta de R$ 15,9 bilhões no Brasil, o que representa crescimento de 15% em comparação com o mesmo período de 2019. As vendas no conceito 'mesmas lojas', que engloba unidades em operação há pelo menos 12 meses, subiram 6,9%.

[noticiasRelacionadas]

O principal avanço nos três primeiros meses deste ano veio da bandeira de atacarejo Assaí, cujas vendas chegaram a R$ 8,55 bilhões entre janeiro e março, após elevação de 23,8%. A principal razão, de acordo com o GPA, é o plano de expansão implantado para a operação de cash & carry, uma vez que 40 lojas inauguradas nos últimos dois anos ainda estão em "processo de maturação e já representam quase um quarto da totalidade das vendas da bandeira".

Novos hábitos e perfil de público

Com a necessidade de distanciamento social – e as restrições ao funcionamento de estabelecimentos considerados não essenciais – o perfil de público mudou no Assaí Atacadista. Se antes a o consumidor final representava em torno de 50% das vendas, com a pandemia a representatividade das pessoas físicas no faturamento subiu para 70%. A comercialização de itens básicos, como alimentos comoditizados, produtos de limpeza e higiene pessoal subiram em torno de 30%. Os estoques desses produtos foram reforçados em 15% em todas as operações do GPA.  

Super e hipermercados

na operação Multivarejo do GPA, na qual estão incluídas as bandeiras Pão de Açúcar e Extra em todos os formatos em que atuam, o faturamento bruto no primeiro trimestre cresceu 6,2%, totalizando R$ 7,35 bilhões. Em 'mesmas lojas', o crescimento foi ligeiramente superior: 6,6%. Nos super, hipermercados e lojas de proximidade, as vendas de itens básicos superaram em cerca de 45% as do mesmo período de 2019. Um fenômeno gerado pela Covid-19 foi a ampliação da cesta de compras e a redução nas visitas ao ponto de venda. 

Parcelamento de Compras

Um das adaptações realizadas pela companhia para melhorar o atendimento à população durante a pandemia foi a facilidade de parcelamento. No Assaí, há possibilidade de parcelar as compras em até 3 vezes no cartão próprio (Passaí) ou em 2 vezes nos demais cartões de crédito, nas regiões Norte e Nordeste. Já na operação Multivarejo, o parcelamento em até 3 vezes também foi viabilizado para compras realizadas nos cartões próprios, e em até 2 vezes nos demais cartões de crédito, em todas as regiões do Brasil.

E-commerce em alta

Impulsionadas, sobretudo, pelo mês de março, quando a pandemia ganhou escala no País, as vendas online aumentaram quase 120% no primeiro trimestre deste ano. Em número de pedidos, o crescimento foi de aproximadamente 150%. O app próprio de delivery James também registra avanço exponencial: já teve mais de 2 milhões de downloads, e o número de pedidos subiu 862% na última quinzena de março, com avanço de 225% do tíquete médio das compras. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                   LinkedIn                  ,                  Instagram                  e                  Facebook                  !

 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, Resultado, Assaí, Extra, Pão de Açúcar, Atacarejo, Covid19, Coronavírus, Covid-19
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaNegócios

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Adobe Stock AtacarejoExpansão

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

Assaí-Gpa-GrupoMateus-CarrefourResultados 4T24

Grupo Mateus deve apresentar aumento de 17% na receita do 4T24

Inauguração TriMais SuperatacadoExpansão

TriMais Superatacado investe R$ 40 milhões e amplia sua presença em São Paulo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados