SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

18/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Tecnologia Comportamento de Compra Apps Aplicativos Inovação Consumidor

Estudo revela como tecnologia vai impactar comportamento de compra nos próximos três anos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/12/2019

A segunda edição do estudo High Tech Retail ouviu 1.400 pessoas em todo o Brasil para descobrir quais são as próximas tendências no comportamento de compra dos brasileiros para os próximos três anos. Entre a conclusões, 80% dos entrevistados afirmam que passam a considerar mais as lojas que utilizam tecnologia, 79% passam a recomendar e 76% compram mais as marcas que investem em inovações tecnológicas. Os principais benefícios apontados são comodidade (84%) e economia de tempo (83%).

[noticiasRelacionadas]

De acordo com o levantamento, 29% dos entrevistados conhecem os aplicativos das lojas e sites, mas nunca utilizaram; 30% conhecem a ferramenta de vídeos explicativos, mas ainda não recorreram a ela e 32% conhecem o autoatendimento porém também nunca utilizaram. “Essa ambiguidade na relação conhecimento e uso encontrada nas respostas revela oportunidades para os varejistas e indústrias investirem em campanhas educativas e ações com o foco na usabilidade e interação dos shoppers em relação às tecnologias. A recompensa ainda não está clara, por isso o uso ainda não foi acentuado. Apesar de algumas marcas colocarem a inovação em prática em suas lojas e sites, essas mudanças não estão sendo percebidas e a culpa não pode ser da tecnologia, já que ela é apenas uma ferramenta disponível em todo o processo”, avalia Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma , empresa que atua com consultoria, pesquisa e capacitação, oferecendo design de soluções para inovação em negócios.

Aplicativos

A pesquisa também constatou que tecnologias como aplicativos de compras devem crescer no varejo: nos próximos três anos, 40% pretendem usar muito e 37% devem experimentar. “Esse tipo de recurso será um grande aliado para o impulsionamento do uso de outras tecnologias no varejo, como provadores virtuais e realidade aumentada”, completa Edmar Bulla.

Autoatendimento

O estudo High Tech Retail mapeou também quais as tendências em inovação para o comércio até 2022 e analisou de que forma o varejo precisará se adaptar. De acordo com o estudo, 29% dos entrevistados pretendem usar muito o autoatendimento e 43% esperam experimentar esse recurso. “As tecnologias que descomplicam a jornada de compra serão cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores nos próximos três anos. Ferramentas que diminuam as filas e facilitem o pagamento como totem de self checkout e modelos que priorizem o autosserviço já são uma realidade no Brasil e têm potencial de crescimento. Essas inovações são analgésicos para as tensões nas jornadas de compra e trazem comodidade, economia de tempo e melhor qualidade de vida”, afirma o consultor.

 Realidade virtual e Provadores online

Entre os 1.400 entrevistados, 51% pretendem usar realidade virtual e 46% os provadores virtuais nos próximos três anos. “Esse tipo de inovação personaliza o produto ou serviço ao cliente, mapeando medidas e reduzindo trocas e devoluções, que são onerosas e geram insatisfação com a marca. Tecnologias como telas interativas, vídeos explicativos e provadores virtuais promovem interação com o produto e aceleram a migração ou adoção de novos canais de compra, levando a experiência física para ambiente on-line”, explica o CEO do Grupo Croma.

Assistentes virtuais

Outra tendência apontada no estudo é o aumento do uso de assistentes virtuais no varejo com o avanço da inteligência artificial. Esse tipo de inovação, que combina chatbot à inteligência artificial, já é conhecida no país e aplicada em outras áreas fora do comércio, como as da saúde e financeira. A pesquisa identificou que 38% dos clientes pretendem experimentar a AI e 14% usar muito nos próximos três anos, confirmando o crescimento do atendimento virtual.

Integração entre físico e digital

A personalização de ofertas, serviços e produtos é um dos principais desejos dos shoppers. 39% pretendem experimentar esse tipo de serviço e 22% esperam usar muito. “Além disso, os consumidores optarão por marcas que atendam melhor em ocasiões de compras específicas e consigam unificar os canais e sistema de entrega com agilidade e praticidade, tanto para quem compra no ambiente on-line como no físico. O estudo identificou que 46% pretendem escolher e comprar na loja online e receber em casa e 47% pretendem escolher e comprar na loja física e também receber em casa,” destaca Bulla.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                  LinkedIn                 ,                 Instagram                 e                 Facebook                 !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Tecnologia, Comportamento de Compra, Apps, Aplicativos, Inovação, Consumidor, Grupo Croma
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

ATACAREJO MAX ATACADISTA, DO GRUPO MUFFATOExpansão

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Grupo Nova Era -  EscolaEducação Corporativa

Grupo Nova Era inaugura escola infantil para filhos de colaboradores

MOK Atacadista - Grupo MouraNovos Negócios

Grupo Moura introduz um novo atacarejo ao mercado catarinense

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados